Imediações da escola Vicente Ráo receberão parklet com horta, em novo conceito de rua em Campinas

 Imediações da escola Vicente Ráo receberão parklet com horta, em novo conceito de rua em Campinas

Wagner Souza

Será inaugurado neste sábado, dia 19/10, um novo conceito em espaço comum para alunos da rede municipal de ensino. Na frente da escola Vicente Ráo, no Parque Industrial, a prefeitura inaugurará um parklet de cerca de 25 metros de extensão.

No espaço, que será aberto juntamente com a requalificação da Rua João Batista Pupo de Moraes para o conceito “traffic calming”, os alunos poderão brincar, conversar, estudar e fazer leitura. Haverá em toda a via um novo conceito paisagístico para deixar o local mais agradável, além da instalação de uma horta comunitária.

O conceito “traffic calming”, já implantado com sucesso em outras cidades do país, visa reduzir a velocidade em áreas com grande fluxo de pessoas com o objetivo de aumentar a segurança dos pedestres e dos próprios motoristas. Será a primeira experiência do tipo em Campinas e será testado por dois meses. Caso seja aprovado, cerca de 30 outras escolas receberão o projeto.


Outro parklet está sendo planejado para ser instalado na frente do colégio Culto à Ciência, com patrocínio da loja de roupas Caedu. Nesse projeto, haverá uma biblioteca comunitária, bicicletário, bancos e mesas de praça, tomadas com energia solar e jardineiras. O local ficará aberto 24 horas por dia.

O colégio será responsável pela manutenção do espaço. Esse projeto da Caedu já foi implantado com sucesso na frente da Esamc de Sorocaba. A versão de Campinas terá 10 metros de extensão. Para a instalação, ainda falta o aval da Setec. Se tudo de certo, em um mês o espaço já estará disponível para a comunidade.

Da Redação ODC.

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *