Foi inaugurada no último sábado, dia 23/11, a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Vitória do Jardim Bassoli (Cooper Bassoli). A cooperativa é formada por 11 pessoas, sendo que nove delas são mulheres.
O grupo se formalizou com abertura de CNPJ, criação do estatuto e eleição da diretoria e depois foi em busca de uma área para a instalação da cooperativa. A Secretaria de Trabalho e Renda apoia a cooperativa por meio do programa de economia solidária com a realização dos processos de compra, fiscalização, planejamento da montagem, acompanhamento de ligação de água e luz, disponibilização de vale-transporte e na assessoria aos cooperados.
A Secretaria de Serviços Públicos fez toda a preparação do terreno e instalação da cobertura, além da entrega do kit com empilhadeira e balança. A FEAC disponibilizou os dois contêineres para a parte administrativa e planejou a arquitetura da cooperativa.
A instalação da cooperativa contou com emendas parlamentares para a aquisição de carrinho monta carga, balanças e prensa, da vereadora Guida Calixto, e cobertura metálica, do vereador Paulo Bufalo.
Para o secretário de Trabalho e Renda, Artur Orsi, a cooperativa terá importância econômica e social com impacto para os cooperados e para a região. “É um grupo muito unido que com muito esforço e trabalho conseguiu realizar esse sonho que será extremamente importante para a geração de renda às famílias dos cooperados, além da preservação ambiental da região que agora conta com um local para receber os materiais recicláveis”, explica o secretário.
A presidente da cooperativa, Maria Isabel Lopes dos Santos, relata que o caminho não foi fácil e colocar a cooperativa em pé vai beneficiar não só os cooperados, mas toda a população da região. “A cooperativa foi uma forma de unir a necessidade deste grupo por trabalho e a instalação de um serviço para receber materiais recicláveis que hoje são feitos no bairro pela população de forma irregular. Vamos promover mudanças muito positivas e melhorar a imagem do bairro”, explica Maria Isabel.
Pessoas físicas, condomínios e empresas da região podem doar materiais recicláveis para a Cooper Bassoli e outras doze cooperativas com gestão da Prefeitura em diversas regiões da cidade. O endereço de todas as cooperativas podem ser conferidos no site: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/trabalho-e-renda/pagina/cooperativas-de-reciclagem
Cooper Bassoli
Rua Wilson Romero, 56. Residencial São Bento.
Telefones: (19) 98158 1634 / (19) 98779 9796
e-mail: cooperbassoli@gmail.com
Da Redação ODC.
Leia também: História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 20)