Jovem cria aplicativo para alunos reportarem agressões e prática de bullying dentro de escola

·

·

·

Tags:

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação) e divulgada em setembro pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 86% das crianças e adolescentes brasileiros estão conectados à internet. Baseado na empatia, um dos pilares da doutrina de Dom Bosco, Maycow Robert dos Reis, de 16 anos, aluno do Liceu Coração de Jesus, criou um aplicativo de celular, chamado Help Liceu, que ajuda jovens do colégio a reportarem atos de bullying e outros tipos de agressões físicas e psicológicas.

A ideia de desenvolver o aplicativo partiu do próprio aluno, que queria ajudar os colegas em casos de bullying. “Aqui na escola sempre praticamos a empatia, e no mês do setembro amarelo, a ideia principal era criar um aplicativo que ajudasse alunos em casos de bullying.

Depois resolvemos ampliar a qualquer tipo de agressão”, explica Maycow.

O desenvolvimento durou cerca de um mês e meio e o aplicativo está disponível nas plataformas iOS e Android gratuitamente para todos os alunos da escola. “Primeiro fiz o planejamento, depois o esboço de como seria e por último um Demo. O coordenador pedagógico Fabio Aurélio me ajudou e juntos chegamos ao aplicativo final, e desde então só tivemos feedbacks positivos”, complementa o aluno. A sua utilização é simples, basta efetuar o cadastro e se precisar de ajuda, você aperta o botão Help Liceu.

A iniciativa marca e reforça que a tecnologia também tem papel fundamental no auxílio em questões de bullying e agressões. Ainda de acordo com a pesquisa, na educação, cerca de 74% dos jovens utilizam a internet para trabalhos escolares, enquanto 66% diz que costuma fazer pesquisas na internet por curiosidade ou vontade própria. Segundo o coordenador pedagógico, além do aplicativo, o Liceu Coração de Jesus tem o projeto Trilha que mapeia temas fundamentais para o desenvolvimento da pessoa de forma integral.

Com a analogia em acompanhar os caminhos de alunos do sexto ano à terceira série do ensino médio, o projeto Trilha envolve a presença da psicóloga Claudia Zanquin e tem como objetivo trabalhar a questão dos valores, desafios e dificuldades dos jovens. “O intuito é perpassar toda a questão do desenvolvimento humano e psicológico junto ao aluno em todos os seus conflitos internos e mostrar que a escola está ao seu lado, tanto nos momentos mais tranquilos quanto aos mais perigosos”, explica o Fábio.

O aluno reforça que qualquer tipo de agressão é errôneo, porém quem pratica pode ter seus motivos familiares, problemas psicológicos e pensar no próximo ajuda a entender o problema. “A doutrina religiosa me ajudou muito, pois mostra como praticar empatia e me dá o norte nas questões mais sensíveis, as vezes difíceis de lidar”, finaliza Maycow.

O Liceu Coração de Jesus – O Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus foi fundado em 5 de junho de 1885 após a abertura da capela do Sagrado Coração de Jesus, possui uma estrutura histórica e desde então, tem como objetivo formar cidadãos para o mundo em um clima de corresponsabilidade e mútua colaboração. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, oferece formação com valores que compreendem o trinômio razão, religião e carinho. O sistema pedagógico conta com um alto nível de comprometimento dos educadores, estes têm o processo contínuo de formação, onde todos eles têm a formação do curso de Neurociência.