Mais da metade dos analfabetos de Campinas estão nas regiões Norte e Noroeste da cidade

A região norte de Campinas concentra a maior parte de analfabetos da cidade. São 35% de pessoas que absolutamente não sabem ler e nem escrever. Outros 30% estão concentrados na região noroeste.

Os bairros que concentram a maior parte de analfabetos são Parque Oziel, Jardim do Lago, Jardim Eulina, Vila Brandina, Vida Nova, Conjunto Mauro Marcondes, Jardim Conceição, São Marcos e Vila Esperança, todos considerados grandes bolsões de pobreza pelo Censo de 2010.

Com muitos moradores vindos de outras cidades, a região norte tem muitos analfabetos por esse motivo. A dificuldade ao acesso à salas de aula também é um problema que contribui para que as pessoas não busquem instrução.

Apesar dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) se empenharem em manter as pessoas nas salas de aula, nos últimos anos apenas 2 de cada 10 concluíram o curso. Muita gente acaba desistindo por causa do emprego e por ter que cuidar da família.

Da Redação ODC.


Deixe um comentário

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens