Menino no barril: nutricionista explica o que é desnutrição

 Menino no barril: nutricionista explica o que é desnutrição

Após o caso do menino encontrado dentro de um barril no Jardim Itatiaia, muito começou a se questionar sobre o que é desidratação e desnutrição

O garoto foi encontrado magro, pesando apenas 27kg.

Policiais que atenderam a ocorrência deram um copo d’água para o garoto, que depois foi transferido pelo Samu ao Hospital Ouro Verde, onde segue internado.


O ODC conversou com Giovana Pardini Pascoli, nutricionista clínica e especialista em nutrição funcional para contar um pouco sobre o que o menino passou durante os dias que ficou sem comer e sem beber água direito.

ODC: o que é desnutrição?

Giovana: A desnutrição é uma patologia, é uma doença, com a falta de alimento. Existe a desnutrição leve, quando a pessoa se alimenta, mas não se alimenta direito, não come frutas, verduras ou alimentos que nutrem o corpo. E existe o caso do menino, que é a desnutrição grave, que é a deficiência severa de tudo — vitaminas, minerais, carboidratos.

ODC: o que a desnutrição causa no corpo?

Giovana: São vários os problemas que a desnutrição causa no corpo, e pode até chegar ao ponto de ser irreversível. Não que a pessoa não ganhe peso nunca mais, mas existe a possibilidade do corpo nunca mais conseguir absorver vitaminas. A desnutrição grave (ou severa, como muitos chamam) deixa o corpo aberto para todas as infecções possíveis, derruba a imunidade. Deixa o corpo frágil, e o sistema imunológico fraco. No caso do menino, há um agravante: ele passou por uma desnutrição justamente na infância, que é quando o corpo mais precisa de nutrientes e vitaminas para se desenvolver da forma correta. Porém, pelo que deu para notar, ele não chegou ao ponto de ser irreversível.

ODC: quantos dias o corpo consegue ficar sem alimentação adequada?

Giovana: Se a pessoa se alimentar, ainda que de maneira precária, é possível sobreviver, mas com todas as consequências que a desnutrição vai causar. Ele poderia morrer, claramente, por qualquer doença que pegasse. Agora, o corpo humano consegue ficar entre 15 e 20 dias em jejum absoluto, dependendo muito da forma física da pessoa.

ODC: e quantos dias é possível ficar sem água?

Giovana: O corpo humano “aguenta” no máximo quatro dias sem água. Quando não há água, o corpo entra absolutamente em colapso. Mais de 90% do corpo é feito de água, então veja a necessidade disso.

 

Outras notícias