Musculação é o melhor exercício para melhorar a circulação sanguínea, desde que feito corretamente

 Musculação é o melhor exercício para melhorar a circulação sanguínea, desde que feito corretamente

A prática regular de exercícios físicos deve ser um hábito presente na vida de todas as pessoas e, segundo a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, médica atuante em Medicina do Estilo de Vida e membro do American College of Lifestyle Medicine, a musculação é um dos exercícios mais benéficos para quem quer melhorar a qualidade de vida. “Além da queima de gordura e do ganho muscular, a musculação protege os ossos, melhora a postura, a flexibilidade, a resistência física e, principalmente, a circulação, já que, por ser composta de exercícios mais intensos, a modalidade deixa o coração mais ativo e saudável, normaliza a pressão sanguínea e combate o colesterol, assim protegendo o organismo de doenças cardiovasculares”, destaca.

Porém, apesar de ser extremamente benéfica, a musculação deve ser realizada de maneira correta e sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física para evitar possíveis complicações, como o agravamento das varizes, veias que perderam sua função circulatória e, devido ao aumento da pressão interna, acabam ficando dilatadas, tortuosas e começam a aparecer na pele. “Principalmente em pessoas que possuem predisposição genética às varizes, o hábito de prender a respiração para levantar peso pode aumentar a pressão intra-abdominal, o que, por sua vez, pode reduzir o retorno venoso das pernas para o coração. Dessa forma, o sangue acumulado nas pernas acaba aumentado a pressão dentro das veias na região, que sofrem dilatação e dão origem às varizes”, alerta a especialista. Essa dica acaba sendo de extrema importância principalmente para halterofilistas e fisiculturistas, que trabalham com cargas muito pesadas.

Além de sempre realizar atividades físicas com o acompanhamento de um profissional especializado, é possível também aliviar os sintomas decorrentes de problemas de circulação através da adoção de alguns cuidados simples, como fazer uso de meias elásticas de compressão. “As meias de compressão estimulam a circulação da perna e são ótimas para quem pratica atividades físicas regularmente, pois ajudam a diminuir a concentração dos ácidos lático e pirúvico no músculo, responsáveis por causar a dor muscular. Dessa forma, seu treino renderá mais e você sentirá menos dor no dia seguinte”, completa a médica.


Entretanto, se você já sofre com a presença de varizes, é fundamental que você consulte um médico especializado antes de realizar qualquer tipo de exercício. Apenas ele poderá realizar uma avaliação e verificar que tipos de exercícios você pode realizar. “Quem sofre com varizes tem que enxergar a musculação como uma aliada ao tratamento, já que a hipertrofia da panturrilha, o coração das pernas, é essencial para o controle da doença venosa, além de ser um ótimo modo de prevenir doenças como trombose e embolia pulmonar”, finaliza a Dra. Aline Lamaita.

FONTE: Cirurgiã vascular, Dra. Aline Lamaita é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. http://www.alinelamaita.com.br/

Outras notícias