Novo golpe no Instagram já foi compartilhado milhares de vezes; Veja como se prevenir

 Novo golpe no Instagram já foi compartilhado milhares de vezes; Veja como se prevenir

A mensagem que circula online aponta para uma suposta ação do Instagram que resultaria em “presentes grátis”. Um link, acompanhado dos dizeres “Atividade de prêmio no Instagram Presentes grátis para todos!”, está circulando pela internet.

Em uma das versões, o link é de um site chinês, com o anúncio de que o Instagram estaria dando “1000 real” para as pessoas que respondessem algumas perguntas e compartilhassem o link com amigos no WhatsApp.

Mesmo com um erro grotesco de português, a mensagem já foi compartilhada milhares de vezes através do WhatsApp. A premiação, é claro, é puro boato. O Instagram não está oferecendo esses prêmios. Na realidade, a mensagem que está circulando online é rigorosamente igual à de outros golpes. As únicas diferenças são o nome do Instagram e o prêmio em questão (“1000 real”, escrito assim mesmo).


Os golpistas que atuam no Instagram usam vários métodos de coação da vítima de roubo ou ataque. Geralmente, essas fraudes cibernéticas buscam algo valioso, como dinheiro ou informações confidenciais. Algumas podem até tentar usar você como um veículo para espalhar códigos maliciosos para familiares ou colegas de trabalho.

Por isso é muito importante antes de clicar em algum link com promessas muito vantajosas verificar se é verdadeira a informação. No caso deste golpe, o link não direciona para a rede social e sim para um site chinês.

Caso já tenha clicado em algum tipo de link suspeito, verifique todas as suas contas bancárias e envie mensagens para os contatos, principalmente do WhatsApp, informando que se receberem alguma mensagem estranha sua devem desconsiderar. E fique alerta em relação a promoções, descontos e prêmios gratuitos que receber pelas redes sociais.

As informações são do Repórter Beto Ribeiro
Leia também: Mulher chama passageiro de “macaco fedorento” e é presa dentro de ônibus no Litoral

Outras notícias