Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Números da Covid em Campinas seguem estáveis, mas vacina ainda é muito importante

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      Campinas mantém cenário considerado estável para casos positivos de covid-19, apesar de ter registrado redução na taxa de positividade para testes no período de 24 a 30 de setembro. A baixa ocorreu uma semana após a cidade ter verificado o maior índice no ano, mas o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) destacou que há subnotificação das avaliações com resultado negativo para a doença, sobretudo por causa de testes caseiros.

      A taxa de positividade significa a quantidade de diagnósticos para a doença em relação ao total. São compulsórias notificações de testes em centros de saúde, hospitais e laboratórios.

      Além disso, houve mudança no perfil de quem busca o teste: a procura pela avaliação tem sido feita, na maioria das vezes, apenas por moradores que apresentam sintomas respiratórios mais significativos ou quando há maior probabilidade de ter sido infectado.

      O que mudou?

      De 24 a 30 de setembro, Campinas totalizou 1.010 testes para covid-19. Deste total, 318 indicaram resultado positivo, portanto, um índice equivalente a 31,5%.

      No período entre 17 e 23 de setembro, a cidade somou 1.457 testes, dos quais 524 revelaram diagnóstico para a doença. Naquela semana, o percentual estava em 35,9%.

      Entre 19 de fevereiro e 19 de março, Campinas chegou a ter média de 4,3 mil testes semanais, o que indica maior procura por avaliações naquele período. Neste intervalo avaliado, o maior número de testes positivos foi de 744, entre 26 de fevereiro e 4 de março.

      Reforço na imunização

      Embora o cenário de casos permaneça estável, o Devisa reforçou a importância da atualização vacinal. A dose bivalente segue disponível nos 67 centros de saúde de Campinas – veja aqui horários e endereços – e ela é indicada para pessoas a partir dos 12 anos como dose de reforço para melhorar a resposta do sistema imunológico.

      O imunizante é destinado para pessoas que já receberam pelo menos duas doses do esquema vacinal, sendo a última há no mínimo quatro meses. Confira aqui detalhes.

      Histórico

      Desde o início da pandemia até o último dia 10 de outubro (terça-feira), Campinas registrou 289.891 casos positivos de covid-19 e 5.509 mortes provocadas pela doença.

      Serviço

      Mais informações sobre imunização contra covid-19 estão no site vacina.campinas.sp.gov.br.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Confira o que abre e o que fecha no feriado de N. S. Aparecida em Campinas