Nos últimos dias uma verdadeira onda política assolou o transporte público campineiro, com uma série de aceites da Emdec, de uma hora para a outra.
Por conta disso, o ODC traz um guia mostrando o que é verdade e o que é mentira sobre o BRT do Campo Grande e sobre a linha 212. Acompanhem abaixo:
- A linha 212 será extinta de uma hora para a outra – MENTIRA
A linha perderá o sentido de existir com a entrada efetiva do BRT em operação, ou seja, com as linhas diretas, semi-diretas e paradoras, além das complementares, que deixarão o trajeto mais rápido. Após o BRT estar totalmente em operação –ainda sem previsão– aí sim que será verificado que a linha 212 não é mais interessante e poderá acabar. - Quem mora na região do Parque da Floresta e do Jardim São Bento ficarão sem atendimento se a 212 acabar – MENTIRA
Os dois bairros já têm linhas que os atendem e vão até o Terminal Campo Grande. Se a pessoa precisa ir até o Shopping Iguatemi ou até o Shopping Dom Pedro, ela já precisa ir até o Campo Grande, ou seja, nada muda. Além disso serão criadas duas novas linhas rápidas para ligar o Terminal Itajaí ao Terminal Campo Grande. - A linha BRT20 leva 3 horas para fazer o trajeto do Campo Grande ao Mercado – MENTIRA
A linha não leva nem 40 minutos para o trajeto completo, ao contrário da linha 212, mais demorada. (Curiosamente a pessoa que inventou esse absurdo das 3 horas depois começou a falar que a linha leva 2 horas para o trajeto, o que também é mentira). - Quem mora no Itajaí vai ter que descer no Campo Grande para pegar a linha para o Centro – VERDADE
Quem mora na região do Itajaí precisará pegar uma das duas novas linhas diretas que ainda serão criadas, chegando no máximo em 15 minutos ao Terminal Campo Grande, onde o BRT já estará esperando os passageiros, com intervalo muito mais baixo que a 212 hoje. - A linha 212 tem 50 anos e não pode ser extinta – MENTIRA
A linha 212, considerando o seu prefixo antigo (4.80) foi criada em 1996 (ou seja, 26 anos) quando o Projeto Rótula foi implantado, atual Corredor Central. Antes, o bairro tinha apenas a linha 4.22 (Terminal Central) para o Centro, ou seja, precisava descer antes e ir a pé para qualquer parte do Centro. Com o BRT o passageiro ainda terá uma nova linha que sairá do Mercadão e dará a volta no Corredor Central, sem custo adicional. Se as linhas não pudessem ser extintas pela idade, Campinas estaria até hoje no bonde. - A linha 212 é mais rápida que o BRT – MENTIRA
Ninguém citou que o 212 usa em parte o trajeto do BRT. Isto é, faz um corte de caminho imenso pelo corredor do antigo leito do VLT. E se o BRT não existisse? A linha ia continuar indo pela Sales de Oliveira, parando em muitos pontos e semáforos adicionais. Ou seja, defende-se a manutenção da linha 212 mas ninguém fala que parte dela é o que o BRT fará. Será que se fosse a 212 anterior, sem qualquer obra do BRT, parando do lado direito como a 213, haveria alguém defendendo ela ainda? - Haverá uma linha direta do BRT para o Centro – VERDADE
Será criada, se tudo correr bem, uma linha expressa que vai circular exclusivamente pelo BRT para o Centro, sem parar em nenhum outro ponto. A expectativa é que o trajeto seja feito em até 20 minutos, muito menos que a metade do tempo da 212. Mesmo que a pessoa tenha que pegar do Itajaí ao Campo Grande, e lá tenha que trocar de ônibus para o BRT, o trajeto será muito mais rápido e confortável. - Ônibus do BRT terá ar condicionado – VERDADE (ou deveria ser)
Uma das exigências para os ônibus do BRT que ainda estão chegando é o ar condicionado, o que deixará a viagem muito mais confortável, contra os fornos dos ônibus da 212. - Quem defende o BRT defende também a prefeitura e a Emdec? – MENTIRA
Até porque a Emdec está se lixando para o BRT, implantando tudo numa verdadeira lentidão inexplicável. Se fosse para criticar o BRT, com certeza seria para falar bem da prefeitura. Quem critica o BRT busca uma boquinha na prefeitura. Deveria sim lutar para que a implantação seja mais rápida. - BRT não pega trânsito – VERDADE (se a obra for concluída 100%)
Como os coletivos vão circular só pela faixa exclusiva de concreto, estará fora do trânsito intenso do lado de fora dessas vias. Hoje a 212 ainda é um pouco rápida pois justamente faz isso. Coloquem ela na faixa da direita para ver se a linha será rápida. - Linhas diretas para o Centro são mais eficientes – MENTIRA
Em qualquer lugar do mundo linhas diretas para o Centro de uma cidade jamais são eficientes. Por isso há as baldeações, assim como nas estações de metrô. Se faz a conexão com outras linhas e trajetos, como será com o BRT, que vai ser muito mais rápido, confortável e prazeroso de andar. Quem diz que é um “direito ter linha direta para o Centro”, está faltando com a verdade. O direito é que a pessoa tenha um transporte rápido e eficiente, com conforto e tecnologia. Se ter uma linha para o Centro, demorada, fracassada e ineficiente, com certeza quem faz essa defesa não gosta de quem anda de ônibus.