Uma coisa que a Emdec e a prefeitura não explicam para você é que a colocação de ônibus articulados em determinadas linhas representa uma redução na quantidade de viagens.
Em qualquer lugar sério e com técnicos realmente capacitados para cuidar de um sistema de transporte, o ônibus articulado é usado em rotas diretas / troncais, com maior capacidade e demanda.
Já em Campinas os ônibus articulados circulam em várias rotas esdrúxulas. Um exemplo é o uso desses veículos nas linhas do Terminal Vila União apenas para agradar vereador que nem anda de ônibus.
A questão é que esses mesmos vereadores não falam para os seus correligionários que se um articulado for colocado em uma linha, ao menos dois convencionais serão retirados.
Isso dá a entender que a troca dos coletivos é feito da forma fiel: tira um convencional e coloca um articulado. Na verdade, quando a linha ganha um ônibus articulado, ela perde dois convencionais, aumentando a demora e a espera por um ônibus.
Nos videozinhos “educativos” da Emdec ou então no “podcast” que o presidente fica enaltecendo sua péssima gestão poderia ser explicado tudo isso, mas como eles não usam ônibus, o usuário que se lasque.
José Gaveta – Da Redação ODC.
Leia também: E se a licitação do transporte for barrada no dia 20 de setembro? Campinas vai continuar com os desmandos?