O vereador do seu bairro não te fala, mas ônibus articulado aumenta os intervalos e você espera mais

Uma coisa que a Emdec e a prefeitura não explicam para você é que a colocação de ônibus articulados em determinadas linhas representa uma redução na quantidade de viagens.

Campinas é uma das poucas ou se não for a única cidade do Brasil que faz o uso indiscriminado de veículos desse tamanho no transporte público.

Em qualquer lugar sério e com técnicos realmente capacitados para cuidar de um sistema de transporte, o ônibus articulado é usado em rotas diretas / troncais, com maior capacidade e demanda.

Já em Campinas os ônibus articulados circulam em várias rotas esdrúxulas. Um exemplo é o uso desses veículos nas linhas do Terminal Vila União apenas para agradar vereador que nem anda de ônibus.

A questão é que esses mesmos vereadores não falam para os seus correligionários que se um articulado for colocado em uma linha, ao menos dois convencionais serão retirados.

Isso dá a entender que a troca dos coletivos é feito da forma fiel: tira um convencional e coloca um articulado. Na verdade, quando a linha ganha um ônibus articulado, ela perde dois convencionais, aumentando a demora e a espera por um ônibus.

Nos videozinhos “educativos” da Emdec ou então no “podcast” que o presidente fica enaltecendo sua péssima gestão poderia ser explicado tudo isso, mas como eles não usam ônibus, o usuário que se lasque.

José Gaveta – Da Redação ODC.
Leia também: E se a licitação do transporte for barrada no dia 20 de setembro? Campinas vai continuar com os desmandos?

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens