A implantação das novas linhas do BRT em Campinas mostra que o sistema está avançando, porém ainda são necessárias diversas melhorias que dependem da licitação do transporte público na cidade.
A população da região do Vida Nova terá um aumento na oferta de ônibus com a chegada da linha BRT11. Serão seis ônibus articulados fazendo o trajeto entre o Terminal Vida Nova e a Rótula, ou seja, praticamente a mesma coisa que a atual linha 131 faz, porém de forma semiexpressa.
A linha BRT11 terá paradas apenas nas estações já prontas, ou seja, saindo do Terminal Vida Nova rumo ao Centro, os coletivos vão parar apenas na Estação do Jardim Marajó e depois só no Terminal Santa Lucia. De lá, haverá parada no novo Terminal Campos Elíseos e nas estações seguintes como na linha BRT10. Na volta será a mesma coisa.
Paralelamente a isso, a linha 131 vai ganhar mais três carros para iniciar a transição gradual, ou seja, de acordo com que a demanda da linha BRT11 for crescendo, os carros da linha 131 vão sendo repassados para a nova linha. Uma decisão totalmente assertiva para que a população adquira os novos hábitos de deslocamento.
Já a meia dúzia de reclamões do Campo Grande tenta contaminar a população do Vida Nova, dizendo que eles “vão sofrer” com as mudanças. Como sempre, o objetivo desse pequeno grupo chorão é unicamente eleitoreiro, já visando vaguinhas na Câmara dos Vereadores nas eleições deste ano.
A criação da linha 218 no Parque Itajaí, também praticamente semiexpressa, também é assertiva, e não tem o menor cabimento o grupinho do “chilique” fazer os discursos vazios e sem pé e nem cabeça de sempre: ‘ai, vai ter que pagar várias passagens’, ‘ai não faz sentido trocar de ônibus’.
Nota-se mais uma vez que esse grupo se sente uma “elite privilegiada” que menospreza todo o distrito. O Itajaí é o único bairro que ainda tem uma linha direta para o Centro. Todos os outros bairros já tem linhas alimentadoras e nem por isso houve chilique, muito pelo contrário, houve forte adesão ao BRT, que está andando bastante cheio, ao contrário dessa mesma turminha que chamava o sistema de ‘mausoléu’ por andar vazio no primeiro dia.
A ignorância nas redes sociais tenta contaminar os novos passos do BRT apenas com esses objetivos escusos. Agora que o processo eleitoral terá início, é só ver as máscaras desse pessoal caindo. É só aguardar.
O maior exemplo disso é esse mesmo grupo ficar falando desde novembro que a linha 212 ia acabar. Deram várias datas e a linha ainda está ai, mais atrapalhando do que ajudando. Cravaram várias datas sem pé e nem cabeça e não é nem agora com a 218 que a linha vai acabar. Ela vai continuar operando do mesmo jeito, para os chiliquentos não ficarem chorando na sarjeta.
Obviamente que o BRT tem vários problemas operacionais, inclusive parecendo algo amador com comboios circulando pelo corredor, coletivos pulando estações e portas quebradas, mas tudo depende de um novo pacote de melhorias que a população também deve cobrar.
Toda mudança traz descontentamentos, até porque é muito confortável sempre viver de uma mesma forma, por pior que seja, mas negar uma melhoria não tem outro motivo que não seja eleitoreiro.
Da Redação ODC.
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