Placas de paradas de ônibus têm letras minúsculas para o nome e número da linha, que são praticamente ilegíveis

As placas indicativas das paradas das linhas de ônibus de Campinas foram recentemente padronizadas, porém desconsiderou totalmente que parte da população têm problemas de visão.

Atualmente as placas de indicação de parada foram colocadas até dentro dos terminais, mas com uma letra mínima, a qual muitos não conseguem enxergar. O número do ponto ficou com um tamanho maior.

A ideia da mudança das placas e sua padronização veio de dentro da Emdec e deixou tudo mais organizado, inclusive com o número do ponto, o que facilita a identificação do local em caso de reclamação.

Porém colocar o número da linha e seu destino em uma fonte quase que 1/3 do tamanho do número do ponto foi um erro absurdo. Isso acaba isolando a população que não consegue enxergar de forma adequada.

Além de tudo, as placas estão em um local mais alto. Até isso entende-se para evitar vandalismo, mas esse seria mais um motivo para que as letras com o nome da linha fossem maiores e minimamente legíveis

Ao menos os números das linhas deveriam estar bem legíveis, mas nem isso. Dessa forma, fica difícil fazer a universalização do transporte, ignorando quem tem dificuldades para enxergar.

Da Redação ODC.
Leia também:
Por quê motoristas de Campinas têm fama de serem tão ruins?

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Podcast InterBuss ODC

  • Terminal BRT Santa Lúcia aberto. E agora, o BRT de Campinas vai dar certo?

Últimas postagens