Prefeitura afrouxa, cancela multa e construtora volta a mexer na obra do BRT em Campinas

Publicado em:

O Consórcio BRT Campinas retomou as obras do Lote 4, no Corredor Ouro Verde do BRT. O prazo para conclusão dos trabalhos – que compreendem trechos viários em frente ao terminal de ônibus Ouro Verde, nas proximidades do Vida Nova, e trecho da ponte sobre o rio Capivari – é de 90 a 120 dias.

Para o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, a retomada mostrou o resultado da medida tomada pelo prefeito Dário Saadi que, em 3 de novembro, determinou aplicação de multa de R$ 10 milhões ao Consórcio. “Ainda durante o prazo de recurso, a empresa acatou o que foi determinado e apresentou um plano de retomada das obras, que já está em execução”, explicou o secretário.

Como a empresa voltou às obras ainda no prazo de recurso, a multa foi suspensa. O atraso levou à interrupção das atividades durante quatro meses. No total, os trechos fora de prazo somam cerca de 1km de extensão. Todo o Corredor Ouro Verde tem 14,6 km de extensão: começa no Terminal Central e percorre as avenidas João Jorge, Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez e Camucim, até chegar ao Terminal Vida Nova.

Os trabalhos no trecho que ficou paralisado serão realizados em três fases. A primeira delas, já iniciada, inclui a finalização do viaduto e execução de trecho sobre a linha férrea, seguindo até o Terminal Vida Nova. A segunda fase refere-se à parte do Terminal Ouro Verde. E a terceira diz respeito ao trecho da ponte sobre o Rio Capivari. Entre o Natal e o Ano Novo, as equipes que atuam na primeira etapa das obras entrarão em recesso, retornando ao trabalho no dia 3 de janeiro.

O BRT Campinas já está com 95% das obras concluídas, e todos os trabalhos dos demais lotes do BRT (1, 2 e 3) estão dentro do prazo. O Lote 1 já foi 100% concluído. O Lote 2 está quase finalizado, com exceção de dois viadutos que serão construídos em 2022 (sobre a Avenida Transamazônica e sobre a Rodovia dos Bandeirantes). Já no Lote 3, faltam apenas a conclusão do Terminal Campos Elíseos (com mais de 70% de obra realizada), a reforma do Terminal Mercado e a implantação de uma passarela em frente ao Hospital Mario Gatti, na Avenida Prefeito Faria Lima.

O secretário Carlos José Barreiro informou que o BRT deve ser entregue até junho de 2022 e ressaltou ainda que as obras – além da realização do BRT em si – “estão possibilitando fazer uma gigantesca melhoria na infraestrutura viária dos trechos contemplados”.

As informações são da Prefeitura de Campinas.

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré