Prefeitura de Campinas lança propaganda para explicar “o que é asfalto”, mas não tapa buracos

 Prefeitura de Campinas lança propaganda para explicar “o que é asfalto”, mas não tapa buracos

A prefeitura continua gastando dinheiro com campanhas publicitárias esquisitas que parecem ter o único intuito de melhorar a imagem da administração junto à população, que está de saco cheio de ouvir tantas mentiras ao longo de quase sete anos.

A bola da vez é um número de WhatsApp direcionado para solucionar “dúvidas” sobre asfalto. O serviço é tão sem noção que fala qualquer coisa sobre asfalto, mas não aceita solicitações para tapar buracos nos bairros. Se você quer saber a diferença entre “tapa-buracos” e “recapeamento”, é só mandar uma pergunta para esse número que está nas novas propagandas milionárias da prefeitura, e mais uma vez com as jornalistas demitidas da EPTV Campinas.

Mas para diminuir o trabalho da prefeitura, todas as dúvidas que possam surgir desse assunto de altíssima relevância para uma cidade que não tem sequer remédio para a população, vamos tirar agora:


1. O QUE É RECAPEAMENTO (OU RECAPE)?
O serviço de recapeamento, algo que Campinas não faz há muito tempo, é o trabalho de remoção do asfalto antigo através da raspagem e aplicação de um novo asfalto. Nesse serviço todo o asfalto antigo é raspado por uma máquina específica para isso, e logo depois é colocado o novo, com aplicação de piche, pedriscos e por último a massa asfáltica. Após isso, é feita a compactação das pedras com a massa asfáltica através de um rolo compressor, deixando tudo “zerado”.

O problema é que geralmente a prefeitura compra massa asfáltica de baixa qualidade e em vias de alto tráfego tudo começa a esburacar em pouco tempo. Em vias onde há tráfego intenso de caminhões e ônibus, o asfalto começa a derreter para o lado em pouco tempo, formando grandes “costelas” já nos primeiros meses. Para que o asfalto aplicado seja eficiente e dure mais, é necessário que haja a “cura” por pelo menos uma semana, ou seja, fique ao ar livre sem qualquer tráfego. Quando o asfalto é de má qualidade, o serviço é desfeito em pouco tempo.

2. O QUE É TAPA-BURACO?
O serviço tapa-buracos é simplesmente o recapeamento de apenas um buraco. Campinas tem milhares de ruas nessas condições. Uma delas é a Rua Barbosa de Barros, no Bairro Botafogo, itinerário das linhas 3.60 e 360.1 – Castelo. A rua não sabe o que é recapeamento há décadas e quando abre um buraco, ele é tampado muito tempo depois, formando uma verdadeira colcha de retalhos.

Esse serviço é infinitamente mais barato pois apenas tapa os buracos, formando um remendo. Quando o carro passa, há grandes trepidações pois a rua fica completamente irregular. A forma de como deve ser tapado o buraco deveria ser a mesma do recape: piche, pedras e asfalto, mas para economizar, a maioria tem apenas o piche e a massa asfáltica, inclusive sem máquina compactadora (também conhecida como rolo-compressor). Já foram vistos caminhões fazendo essa compactação: passa com a roda por cima pra “compactar” a massa”, deixando um péssimo serviço pronto.

3. COMO É FEITA A ESCOLHA DAS VIAS QUE SERÃO RECAPEADAS?
A prefeitura prioriza os itinerários de ônibus para fazer o recape ou o primeiro asfaltamento, com exceção da zona rural que não pode ser asfaltada por ser área de proteção ambiental. Há bairros em que há verdadeiras “artérias” de asfalto e o resto tudo ainda na terra. Há também escolha de vias por conta de demandas de vereadores em seus currais eleitorais.

No ano da última eleição municipal, quase todas as vias do Jardim Interlagos foram recapeadas e dois vereadores disputaram a obra, fazendo panfletagem atribuindo a si próprios todo o serviço. Até hoje não se sabe qual vereador que conseguiu encaixar essa demanda, mas agora se um bairro não é curral eleitoral de ninguém, a chance de ter recape é extremamente remota.

Os recapeamentos na região do Ouro Verde estão acontecendo unicamente pelo fato de ser itinerário de ônibus, cujo tráfego aumentou por causa das obras do BRT na Avenida Ruy Rodriguez. As vias próximas vão continuar esburacadas.

4. HÁ BURACOS NA RUA DA MINHA CASA. COMO FAÇO PARA RECLAMAR?
A prefeitura orienta os cidadãos a ligarem para o 156 e registrar o pedido, ou então usar o aplicativo col.ab para reclamar, mas como todos sabem, isso só serve para estatísticas e que o buraco não será tampado se não tiver amigos políticos. Infelizmente isso é fato em Campinas já há algum tempo. Se o amigo for de alguma AR – Administração Regional, curral eleitoral dos vereadores, já ajuda.

Faça o teste e reclame sobre algum buraco na rua de sua casa ou comércio. Quando a demanda for atendida, deixe seu recado para o ODC no inbox e faremos uma matéria a respeito. Enquanto isso, vamos acompanhando as propagandas fúteis da prefeitura com o dinheiro indo pelo ralo, ao invés de ir para algo mais útil, ainda mais em uma cidade que está em “crise” e “totalmente sem dinheiro” como a administração diz quando é questionada o porquê não faz investimentos. Só se investe em propaganda.

Da Redação ODC.

Outras notícias