A Prefeitura de Campinas reabriu o Bosque Yitzhak Rabin, no Jardim Madalena, e o Bosque Chico Mendes, no Parque São Quirino, neste sábado, 1º de julho. Ambos, que estavam fechados desde o dia 24 de janeiro, voltam a funcionar todos os dias, das 6h às 18h.
De acordo com o diretor do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Luís Cláudio Mollo, no Bosque Chico Mendes foram feitas 135 podas de árvores e 19 extrações, no Bosque Yitzhak Rabin foram 170 podas e 30 extrações e no Parque Luciano do Valle foram 35 podas e 12 extrações.
O Bosque Chico Mendes, inaugurado em maio de 1995, tem uma área de 34 mil metros quadrados, com quadra poliesportiva, academia ao ar livre, parquino, pista de caminhada, e é bem arborizado. O Bosque Yitzhak Rabin tem cerca de 65 mil metros quadrados e atrações como pista de caminhada, lago, academia, parquinho. O Parque Luciano do Valle, inaugurado em julho de 2014, tem uma área de 87 mil metros quadrados, quadra poliesportiva, pista de caminhada, campo de areia, pista de skate, academia ao ar livre, lago, parquinho, entre outros.
O Bosque dos Jequitibás, tombado nas instâncias municipal e estadual, aguarda o aval do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão ligado à Secretaria de Cultura do Estado, para iniciar o manejo de árvores e reabrir. O Bosque dos Artistas, um bosque de pequeno porte, com pista de caminhada, bancos e árvores, está passando por reforma e permanece fechado por mais alguns dias.
O Bosque Yitzhak Rabin fica na Rua Prof. Ari Monteiro Galvão, s/n, Jardim Madalena, o Bosque Chico Mendes fica na Rua Moscou, s/n, Parque São Quirino e o Parque Luciano do Valle fica na Rua Paulo Viana de Souza, s/n, Vila União.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Opinião: Emdec reforça BRT fraco com nova tabela horária muito ruim no BRT10; É hora de descer do salto