Saiba quais são os nutrientes que mais preservam a saúde da sua boca

 Saiba quais são os nutrientes que mais preservam a saúde da sua boca

Sem alguma que a saúde do organismo inicia-se pela boca, isso pode ser facilmente entendido de uma maneira bastante simples, que vai desde o que bebemos e nos alimentamos.

Até da maneira que fazemos a higienização da gengiva, dos dentes e toda região bucal no transcorrer do dia.

Quando o assunto é a alimentação, existem alguns nutrientes que fazem parte de uma dieta equilibrada, que consequentemente mantém os dentes e as gengivas cada vez mais resistentes.


Dessa forma esses nutrientes contribuem para a saúde bucal em geral.

Quais são os nutrientes que favorecem a saúde bucal?

Esses nutrientes são bastante fáceis de encontrar em nossas refeições, desde que seja uma alimentação saudável, citaremos um pouco de cada nutriente separadamente, entre eles estão;

Vitamina D

Além de ser muito importante para nosso organismo, essa vitamina é essencial para absorver cálcio pelo corpo, favorecendo a saúde dos dentes.

Essa vitamina encontra-se em: cogumelos, peixes, óleo de fígado de peixe, gemas de ovos, e derivados, especialmente, quando a pessoa toma banho de sol, no horário de 10h e logo após as 16h.

Cálcio

Esse nutriente além de melhorar o esmalte dentário, fortalece a raiz óssea que sustenta a arcada dos dentes.

Além disso é essencial para elevar o pH bucal, diminuindo a sensibilidade e fragilidade dental pelos ácidos.

O cálcio pode ser facilmente encontrado em iogurtes, queijos, sardinhas, gema de ovo, brócolis, espinafre, couve e entre outros.

Vitamina A

Esse nutriente é responsável pela manutenção dos tecidos gengivais e para a fabricação da camada, onde age protegendo o esmalte da arca dentária.

A vitamina A pode ser facilmente encontrada em cenouras, óleo de peixe, espinafres, fígado, mamão, mangas e entre outros.

Você sabia que a água faz parte na contribuição para a melhora dos dentes?

Obviamente que todos conhecemos o poder que a água mantém sobre nosso organismo, porém esse nutriente não poderia ficar de fora dos melhores nutrientes para a nossa saúde bucal, não é mesmo?

A água além de estimular a fabricação da saliva, auxilia no equilíbrio do pH da cavidade bucal, e protege a gengiva e os dentes.

O ideal é consumir de 2 litros de água ao longo do dia.

Evite açúcar refinado, doces, refringentes e adquira um sorriso saudável

Para melhorar a saúde bucal, certamente devemos deixar alguns alimentos para traz, assim como os que foram citados.

Pois quando ingerimos açúcar refinado, seu contato com as bactérias na região bucal, acontece uma fabricação de um ácido que facilita a diminuição do pH, que certamente irá causar a desmineralização da raiz dentária, ocorrendo a fabricação de cáries e lesões.

O refrigerante, é causador de vários problemas, relacionados ao açúcar, pois além disso, em suas substancias, também possuem ácidos que prejudicam o esmalte bucal levando assim, a corrosão dentária. Sempre que possível evite-os.

Outras notícias

Leave a Reply