Os grandes benefícios em comer melancia todos os dias


Poucas pessoas sabem, mas a melancia é uma fruta absolutamente importante para a nossa saúde – além de extremamente saborosa. Para incentivar seu consumo, iremos apresentar a seguir 10 razões para você comer melancia todos os dias, pois em regiões de clima quente, a melancia pode ser cultivada durante todo o ano.

Benefícios do consumo diário de melancia

Coração Saudável

Melancias contêm altos níveis de um notável antioxidante, chamado licopeno – também presente em tomates, por exemplo – que é responsável por manter o coração jovem e evitar os danos feitos por radicais livres. Além do licopeno, a melancia contém potássio, que reduz o risco de ataque cardíaco e ajuda a diminuir colesterol, melhora a pressão sanguínea e regula o ritmo cardíaco.

Ossos Fortes

O licopeno alimentar tem sido reconhecido como um promotor da saúde dos ossos. Esse antioxidante poderoso reduz a atividade de células ósseas envolvidas no desenvolvimento da osteoporose. Seus níveis altos de potássio ajudam a reter cálcio, o que mantém os ossos e as juntas saudáveis e fortes.

Diminuição de peso

Melancia é rica em água e tem baixa quantidade de calorias, fazendo dela uma ótima fruta para aqueles que desejam perder peso. A citrulina, encontrada em melancias, se converte em arginina – um aminoácido – que também tem efeito de queima de gordura corporal.

Propriedades anti-inflamatórias

Melancias são ricas em flavonoides, carotenoides – como o licopeno – e triterpenoides. Têm exibido, principalmente o licopeno, grandes resultados na redução de inflamações e na neutralização dos radicais livres.

Previne câncer

Novamente é o licopeno a peça-chave. Esse poderoso carotenoide tem sido associado à redução do risco de câncer de vários tipos, como próstata, mama, pulmões, útero e cólon.

Músculos e nervos saudáveis

Como uma boa fonte de potássio e citrulina, a melancia ajuda os músculos e nervos a funcionar de forma correta. Também controla a contração muscular e evita dores nessas áreas após exercícios de musculação mais pesados.

Melhora a visão

Comendo uma boa quantidade de melancia, pode-se desfrutar de uma boa saúde ocular, graças aos bons níveis de antioxidantes contidos neste fruta, como beta caroteno, vitamina C, luteína e zeaxantina.

Estes antixoxidantes protegem os olhos contra os efeitos decorrentes da idade, como a cegueira noturna, a degeneração ocular e o glaucoma.

Cabelos e pele saudáveis

Melancia contém uma boa quantidade de beta caroteno, que se converte em vitamina A. A vitamina A exerce um papel importante na produção de sebo pelo corpo e no crescimento muscular, o que serve também para manter a pele e o cabelos saudáveis e hidratados.

Afrodisíaco natural

Melancias funcionam como um afrodisíaco natural. Aumenta a libido e promove circulação de sangue, de acordo com um estudo da Universidade A&M do Texas, nos EUA.

Hidrata o corpo

Melancias são ricas em líquido e, por isso, cheias de eletrólitos. Ingerir melancias diariamente pode ajudar a prevenir desidratação, especialmente nos meses de verão.

Uma última dica é a de ingerir a melancia também pelas sementes, que são ricas em proteína e em fotonutrientes que mantêm o corpo saudável. Melancias sem sementes só podem existir através de manipulação humana, o que pode ser arriscado. Escolha sempre as melancias com sementes. Pense em tua saúde!

As informações são do GreenMe.

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré