Segunda etapa da reforma do Centro de Convivência em Campinas é iniciada

 Segunda etapa da reforma do Centro de Convivência em Campinas é iniciada

Foto: PMC

Mais uma etapa da revitalização do Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes” foi iniciada: é a recuperação das áreas externas do espaço. O trabalho inclui a lavagem de toda a superfície das arquibancadas e teatro de arena para retirar possíveis materiais depositados. Atenta ao período de seca, a Prefeitura de Campinas, por meio da empresa contratada, optou por utilizar água de reúso para o serviço.

A recuperação dessa parte externa inclui sanar as infiltrações de água que trouxeram danos ao complexo cultural por meio de impermeabilização. O lixamento dos 6 mil metros quadrados das arquibancadas e teatro de arena e a lavagem são etapas anteriores a isso.

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, da pasta responsável pelo comando da obra, equipamentos específicos de alta pressão são usados para a lavagem. Os 5 mil litros necessários para o trabalho são de reúso, provenientes do sistema de drenagem do teatro a água e direcionados a um poço auxiliar de 13 metros de profundidade localizado na área externa.


“O lixamento e lavagem têm como intuito a regularização destes espaços para a posterior aplicação da impermeabilização, o que evitará a infiltração de água de chuva nas dependências do teatro e demais áreas do Centro de Convivência”, disse.

Futuramente, essa medida de uso racional da água poderá ser empregada para regar a vegetação e limpar a Praça Imprensa Fluminense, onde está localizado o Centro de Convivência.

Sobre a obra

A obra de reforma do Centro de Convivência Cultural abrange duas etapas. Na primeira fase, os investimentos são da ordem de R$ 19 milhões (recursos provenientes de um convênio entre a Prefeitura e governo do Estado de São Paulo) para a construção de um novo sistema de drenagem, a eliminação de infiltrações, de fissuras e reparos na estrutura de concreto armado, uma nova impermeabilização e substituição completa das redes elétrica e hidráulica e adequações para acessibilidade e para atender às normas de segurança do Corpo de Bombeiros. Na segunda etapa, serão trocados os equipamentos da área cênica, de iluminação e de acústica do teatro.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Linha 346 voltará a circular aos sábados a partir deste final de semana

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *