Toalhas: devo usar uma para o rosto e uma para o corpo? E de quanto em quanto tempo devo trocá-las?


Tudo bem, você já está craque na arte da limpeza, tonificação, hidratação e proteção da pele, sabe de cor os ingredientes ativos que fazem bem para sua pele e os que a desequilibram, mas será que está tudo realmente certo no intervalo da etapa 1 (limpeza) para a 2 (tonificação ou hidratação)? “A sua toalha de rosto é mais importante do que você pensa. E realmente, você não deve utilizar a mesma toalha do corpo no rosto!”, destaca a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

De acordo com a médica, esta não é apenas uma questão de bactérias ou limpeza. “Elas podem se esconder em qualquer tipo de toalha, não importa onde você a use. Bactérias, fungos, células mortas da pele, óleos e outros detritos podem se acumular na toalha. E isso pode aumentar o risco de infecções na pele, acne e irritação”, comenta. A médica esclarece que alguns resquícios de produtos que você coloca em seu corpo, como hidratantes, óleos de banho, fragrâncias e produtos capilares não vão bem em seu rosto. “Eles podem obstruir os poros, aumentar as erupções e alguns podem até causar irritação ou erupções cutâneas”.

Além disso, a toalha de rosto deve ser individual e não compartilhada, para evitar que ela se torne um meio de transmissão de micro-organismos. “Mesmo no ambiente familiar, isso deve acontecer. O ideal é que cada um tenha a sua toalha, de cor diferente para facilitar”, afirma.

Dessa forma, é importante separar as coisas, deixando uma toalha para o corpo e uma para o rosto. Mas com que frequência você deve substituir a toalha de rosto? “É importante não apenas ter uma toalha separada para secar o seu rosto, mas ter certeza de que ela está limpa, o que significa que você deve lavá-la ou substituí-la por uma nova a cada dois dias. Se você tem uma pele propensa à acne ou cravos, ou ainda tiver rosácea, o ideal é que a toalha seja trocada diariamente”, diz.

Além da lavagem regular das toalhas, é importante mantê-las livres de bactérias e umidade, certificando-se que secam completamente entre os usos. Isso se aplica tanto à toalha de rosto quanto à reservada para o seu corpo. O ideal é pendurá-las para tomar ar fresco, em local seco e com pouca umidade para que sequem rapidamente.

Fonte: DRA. CLAUDIA MARÇAL – É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP.

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré