Todo mundo quer passar o verão com a pele bonita, certo? Para isso, devemos nos prevenir de um dos problemas de pele mais comuns: a acne. Trata-se de uma lesão causada pelo aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas. Esse excesso de oleosidade, que é estimulado pelo calor de verão, obstrui os poros e aumenta a proliferação de bactérias, resultando nos comedões, que chamamos mais comumente de cravos. Quando ocorre inflamação, chamamos de espinha. Para evitar o problema, a Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, traz algumas dicas:
Tenha uma alimentação saudável: Alimentos de alto índice glicêmico aumentam o risco de desenvolver acne, além de agravar as espinhas e cravos já existentes. “A dieta de quem quer ter uma pele impecável deve conter bastante verduras e legumes. Esses nutrientes combatem o envelhecimento e renovam as células da epiderme. Invista também em alimentos ricos em vitaminas A, C e E, que têm ação antioxidante e bactericida”, afirma a Dra. Kédima.
Beba água: “Para ter uma pele limpa e saudável, é preciso estar bem hidratado; isso faz uma grande diferença. O ideal é tomar de três a quatro litros de água por dia.”
Nunca durma de maquiagem: “Os cosméticos entopem os poros do rosto e não permitem que as células da pele respirem corretamente. Antes de dormir, lave o rosto com água morna e utilize um adstringente. Isso ajudará a remover as impurezas”, alerta.
Esfolie: “O esfoliante ajuda a remover as células de pele mortas, tornando-a lisa e macia. Faça esfoliação uma vez por semana ou conforme orientação médica.”
Invista em cremes específicos: “Utilize produtos em sérum ou gel e que contenham niacinamida (Vitamina B3), pois ajuda a melhorar a aparência da pele e tem poder anti-inflamatório”, recomenda a Dra. Kédima.
Utilize retinóides tópicos: “Fórmulas com retinóides e peróxido de benzoíla são ótimas para tratar a acne, principalmente quando surgem na área T (queixo, nariz e testa). Os retinóides têm efeito queratolítico, ou seja, afinam a pele, diminuindo a formação dos cravos e a inflamação cutânea. Já peróxido de benzoíla tem efeito secativo e combate as bactérias causadoras das espinhas”, diz.
Experimente trocar as fronhas com frequência: Segundo a especialista, ficar muito tempo usando a mesma fronha pode atrapalhar. “Muitas vezes resquícios de produtos de cabelo, poeira e até bactérias presentes no tecido podem se acumular e acabar invadindo a pele durante o sono, contribuindo para mais oleosidade e impurezas na pele.”
Jamais esprema espinhas: “As espinhas são inflamações. Ao estourá-las, você força o pus a sair, deixando a pele machucada e com uma ferida aberta. As bactérias que estão nas mãos e embaixo das unhas podem entrar na pele e agravar o quadro de acne. Além disso, ao espremê-las, também se está empurrando o sebo para mais fundo na pele, o que pode provocar cicatrizes”, diz a Dra. Kédima Nassif.
Visite um médico: “A visita ao dermatologista é essencial para garantir que o tratamento adequado seja indicado. Após conversa com o paciente, é possível identificar alguns gatilhos que estejam piorando a questão das espinhas”, finaliza a médica.
FONTE: DRA. KÉDIMA NASSIF – Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.