Veja o que abre e o que fecha no feriado de 1º de maio em Campinas

Confira o que abre e o que fecha neste feriado de quinta-feira, dia 1 de maio, Dia do Trabalho:

SERVIÇOS

Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.

Guarda Municipal – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo telefone 153.

Sanasa/Água e Esgoto – Durante o feriado prolongado, de 1º a 4 de maio, não haverá expediente administrativo na Sanasa, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de Atendimento ao Cliente também funcionará através do 0800 7721195. O expediente será retomado na segunda-feira, dia 5, às 8h.

Sistema de Atendimento 156 – Não funciona no feriado de 1º de Maio e retoma o atendimento na sexta-feira, 2 de maio.

151, Agilizas, Sede Administrativa e Espaço Cidadão – Fecham na quinta-feira, 1º de Maio e também na sexta-feira, dia 2. O funcionamento será restabelecido na segunda-feira, dia 5.

Sistema Público de Saúde – Os centros de saúde não funcionam nesta quinta-feira, feriado de 1º de Maio. Na sexta-feira, dia 2, as 68 unidades abrem com equipe reduzida. Já, no sábado (3), funcionam apenas os centros de saúde que abrem aos sábados. São eles:

  • Parque Valença,
  • Jardim Florence,
  • Capivari,
  • Santa Lúcia,
  • Vista Alegre,
  • União dos Bairros,
  • DIC 1,
  • Santo Antônio,
  • Vila Ipê,
  • São Quirino e
  • Aurélia
  • Aeroporto

Consultório Veterinário Móvel – Não haverá atendimento nas unidades 1 e 2 do Consultório Veterinário Móvel nos dias 1º e 2 de maio. O atendimento será retomado na segunda-feira (5), das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Limpeza Urbana – Haverá alteração somente no feriado desta quinta-feira (1º), nos demais dias os serviços seguem conforme rotina:

Coleta domiciliar: apenas nos setores alternados

Coleta hospitalar: somente grandes geradores

Coleta seletiva: não haverá

Varrição: plantão

Ecopontos: funcionamento normal – Endereços dos ecopontos: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu-

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – A unidade Centro do CPAT e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde encerram atendimento nesta quarta-feira, dia 30 de abril, às 16h30, e retomam na segunda-feira, dia 5 de maio.

Trânsito e transporte coletivo – Manterá os serviços essenciais e de emergência prestados durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho, na próxima quinta-feira, 1º de maio. As equipes de trânsito e transporte, semafóricas e de sinalização atuarão normalmente. Serão mantidos o acompanhamento remoto pela Central de Monitoramento de Operações e a operação e fiscalização nos terminais urbanos.

Para acionar a Emdec, a população conta com o telefone 118, o Fale Conosco Emdec Web (www.emdec.com.br/faleconosco) e com o aplicativo “Emdec”, compatível com os sistemas Android e iOS, que está disponível gratuitamente como “EMDEC” no Google Play e App Store.

Pátio Municipal – O recolhimento de veículos ao Pátio Municipal por irregularidades ou infrações de trânsito será mantido. O atendimento para liberação de veículos apreendidos ao Pátio Municipal fica suspenso durante o feriado do Dia do Trabalho, na quinta (1º de Maio ), e será retomado na segunda-feira, 5 de maio, a partir das 8h30. Para o início dos procedimentos para retirada de veículos, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, na Rua Antônio Manuel, 50, próximo à entrada do túnel de pedestres que liga a Vila Industrial à Estação Cultura ou pelo Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118 – opção 5. O chatbot, disponibilizado no site da Emdec, é uma ferramenta que pode ser usada para liberação de veículos. Ele está disponível no ícone representado por um agente da Mobilidade Urbana, no canto inferior direito da página inicial do site www.emdec.com.br. Os procedimentos devem ser feitos presencialmente ou pelos canais de atendimento. A retirada efetiva dos veículos acontece na Rua Miguel Cascaldi Junior, 141, no Jardim São José, que funciona diariamente da 8h30 às 18h, exceto sábados, domingos e feriados.

Atendimento presencial – ficará fechado nos dias 1º e 2 de maio; no dia 5 reabre em seu horário normal. O atendimento presencial deve ser agendado. O serviço funciona na Rua Antônio Manoel, 50, na Vila Industrial. As orientações presenciais, que também acontecem nos postos localizados no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nas unidades do Agiliza Campinas (Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas) ficarão suspensas e retornam na segunda-feira, dia 5 de maio, a partir das 8h.

PAI-Serviço – Não haverá alterações na operação do PAI-Serviço, durante o feriado do Dia do Trabalho. Os veículos irão circular com a programação prevista para sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. Também não haverá alteração no cronograma regular de agendamentos, que devem ser feitos pelo telefone 118 (opção 2), pelo aplicativo ou chatbot, disponível no site da Emdec. O Pai-Serviço funciona sempre de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h. O serviço de agendamento não muda; funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h seguindo a programação padrão.

Segunda-feira

Agendamentos para quinta-feira

Terça-feira

Agendamentos para sexta-feira

Quarta-feira

Agendamentos para sábado, domingo e segunda

Quinta-feira

Agendamentos para terça-feira

Sexta-feira

Agendamentos para quarta-feira

O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta às pessoas com restrições severas de mobilidade, permanentes ou temporárias, atendendo todas as regiões da cidade. Os deslocamentos para tratamento médico são priorizados, seguidos daqueles com finalidade socioassistencial, de educação, atividades diversas e trabalho.

Os usuários cadastrados no programa agendarão viagens pelo PAI-Serviço como sempre, através do Fale Conosco Emdec, no telefone 118, opção 2 e pelo aplicativo “Emdec”.

Atendimento pelo WhatsApp – As ligações a partir de Campinas ou de outras cidades ou DDD podem ser feitas no telefone (19) 3731-2910 que é o WhatsApp da Emdec. O contato também acontece pelo chatbot, disponível na página inicial do site da Emdec (www.emdec.com.br). Todos os serviços ofertados pela Emdec podem ser tratados pela ferramenta, sendo uma das opções com atendimento automatizado.

Procon – A unidade do Procon no Poupatempo do Campinas Shopping segue o funcionamento da unidade. O Procon Digital recebe normalmente o registro de reclamações no www.procon.campinas.sp.gov.br e pelo aplicativo Procon Campinas, disponível para os sistemas Android e iOS.

Cemitérios municipais de Campinas: funcionam normalmente, das 7h às 17h.

ESPORTE, LAZER E CONSUMO

Feiras livres – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras livres na cidade: www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira.

Feiras noturnas – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras noturnas na cidade: www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira-noturna.

Mercado Municipal – No feriado de 1º de Maio o Mercadão de Campinas ficará fechado. Ele reabre na sexta-feira, dia 2 de maio, no horário das 7h às 18h. No sábado, 3 de maio, das 7h às 16h e no domingo, dia 4 de maio, funciona das 7h às 12h.

Ceasa – A área administrativa da Ceasa, o Departamento de Alimentação Escolar e o Banco de Alimentos encerram as atividades na quarta-feira, dia 30 de abril, e retomam na segunda-feira, dia 5 de maio, às 8h.

Mercado de Flores – Segue com o funcionamento normal na quinta-feira, 1º de maio – das 6h30 às 10h para pessoas cadastradas, e das 10h às 16h30 para o público geral.

Mercado de Hortifrúti – Funciona normalmente nesta quinta-feira,1º de Maio, das 7h às 16h.

Bosques – Os bosques e parques da cidade abrem normalmente no período do feriado e ponto facultativo. Informações no https://campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj-

Praças de Esporte – Fecham no feriado do dia 1º de Maio e reabrem na sexta-feira, dia 2 de maio, e no final de semana.

Piscinas das praças de Esportes e Balneário – Fecham no feriado do dia 1º de Maio e reabrem na sexta-feira, dia 2 de maio, e no final de semana.

Parque Molhado Temático – Fecham no feriado do dia 1º de Maio e reabrem na sexta-feira, dia 2 de maio, e no final de semana.

Parque das Águas – O Parque das Águas, administrado pela Sanasa, funcionará normalmente todos os dias, das 6h às 20h.

Torre do Castelo – A Torre do Castelo abrirá em horário normal: na quinta (1º) e sexta-feira (2), das 10h às 12h e das 13h às 17h. No sábado (3) e domingo (4), das 10h às 12h e das 13h às 21h.

Espaço Jardim dos Espelhos – O Espaço Jardim dos Espelhos, área de lazer que fica na Sede da Sanasa, permanecerá fechado de quinta-feira (1º) a domingo (4), para manutenção elétrica.

Museu da Imagem e do Som (MIS) – O MIS estará aberto para visitação nos dias 2 e 3 de maio. A Sala de Cinema Gláuber Rocha, por sua vez, contará com programação especial entre os dias 1º e 4 de maio. Para acompanhar a agenda completa de exibições, o público deve consultar as redes sociais oficiais do MIS.

Museus e Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini – Funcionam normalmente até quarta-feira, 30 de abril. Permanecerão fechados de 1º a 4 de maio, com retorno às atividades regulares após o feriado e final de semana.

Teatro Municipal Castro Mendes – A programação depende dos espetáculos agendados. Informações e aquisição de ingressos estão disponíveis na bilheteria online: https://www.sympla.com.br/, pesquisando por “Teatro Castro Mendes”.

Teatro Carlito Maia, Espaço Cultural Maria Monteiro e Concha Acústica do Taquaral – Não possuem programação prevista para o feriado e final de semana.

Bibliotecas – Todas as bibliotecas municipais funcionarão normalmente até a quarta-feira, dia 30 de abril. Permanecerão fechadas de 1º a 4 de maio, com retorno confirmado nos horários normais a partir de 5 de maio. Para mais informações sobre a programação cultural de Campinas, acesse o site oficial da Prefeitura: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo.

Da Redação ODC com infomações da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Prefeitura de Campinas amplia número de leitos de UTI pediátricas no SUS Municipal