Vigilância Sanitária de Campinas alerta sobre golpe telefônico que clona linha

 Vigilância Sanitária de Campinas alerta sobre golpe telefônico que clona linha

A Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, alerta para um golpe telefônico em que pessoas estariam se passando por integrantes do órgão para agendar inspeções. Na ligação, o falso técnico pede para que os comerciantes digitem um código, o que levaria à clonagem da linha.

A Visa enfatiza que esse procedimento não faz parte da atuação do órgão em nenhuma situação.

A Coordenadoria da Vigilância Sanitária esclarece que não faz ligações desse tipo e não agenda inspeções. Se alguém receber esse tipo de chamada, deve desligar imediatamente.


Desconfiados, representantes de clínicas médicas, odontológicas, de psicologia, hospital e padaria, entre outros, informaram à Vigilância, nesta terça-feira, 6 de julho, terem recebido ligações de pessoas se passando por agentes do órgão, agendando “visitas” e fornecendo códigos para a pessoa clicar, clonando o número de telefone do estabelecimento.

É importante esclarecer que a Vigilância também não envia, não pede e nem disponibiliza informações por meio de links ou mensagens SMS.

O contato da Vigilância Sanitária Municipal com estabelecimentos, sobre assuntos específicos e licenças, é feito apenas por e-mails oficiais já conhecidos pelos administradores das empresas, em casos em andamento.

Dúvidas sobre procedimentos e orientações gerais podem ser obtidas por meio de consultas no site da Prefeitura.

As diretrizes específicas sobre as medidas sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus estão na página https://covid-19.campinas.sp.gov.br.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Detran faz operação contra alunos fantasmas em auto-escolas de todo o Estado

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *