Você se lembra? Os caminhões de lixo descarregando no Aterro do Santa Bárbara

·

·

·

Tags:

Mais uma clássica imagem capturada pelo fotógrafo Carlos Bassan e disponível no site dele. Muito provavelmente esse despejo de lixo foi feito no antigo Aterro Sanitário do Parque Santa Bárbara, desativado em 1991 após a abertura do Aterro Delta A.

A desativação desse aterro era uma reivindicação muito antiga dos moradores da região e que foi cumprido pelo então prefeito Jacó Bittar.

O aterro foi transformado em um parque com campos de futebol e ficava às margens da Rodovia Campinas-Monte Mor, perto do entroncamento das vias férreas da Fepasa.

Outra curiosidade dessa foto é o caminhão que está fazendo a descarga dos lixos.

Era muito comum ver esses caminhões circulando pela cidade pois eram da Prefeitura de Campinas.

Nessa época, a coleta era feita pela própria prefeitura nesses caminhões com esse cilindro armazenador no meio.

Havia dois tipos: esse da primeira foto, que é maior, e tinha um caminhão com um cilindro menor, usado em bairros menos densamente povoados.

O serviço de coleta de lixo foi terceirizado durante o segundo governo de Magalhães Teixeira. Primeiramente foi para as mãos da Vega Sopave, depois passou pela Severo Villares, que mais tarde formou um consórcio com outras empresas e criou a EcoCamp, que depois virou Tecam, que passou a ter o nome Renova Ambiental, e, recentemente, venceu outra licitação com o mesmo grupo, formando o Consórcio Campi Ambiental.