Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      A história dos transportes na região do Ouro Verde – Parte I

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A região do Ouro Verde tem a história misturada com o Distrito Industrial e com o Aeroporto Internacional de Viracopos.

      Em 1916, o local onde está o aeroporto já se chamava Viracopos, de acordo com um mapa da época onde a cidade de Campinas está dividida apenas por regiões e que se encontra no Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas..

      Isso acaba com vários boatos e histórias de que o aeroporto tem esse nome por causa da venda do terreno para a construção do aeródromo, e que durante as comemorações os antigos donos “viraram os copos” de bebida.

      Porém, nessa época escrevia-se Vira Copos, separadamente.

      Quando foi aprovado o loteamento da região, a região passou a ser chamada Viracopos, com as duas palavras juntas.

      Um pouco mais pra baixo ficava o Descampado, por ser uma área muito grande e sem nenhuma habitação. Uma das primeiras instalações na região foi a fábrica da Singer, empresa americana que chegou à campinas em 1950.

      Muitos campineiros foram contratados para fabricar as famosas máquinas de costura da marca e para isso era necessário uma linha de transporte.

      Isso era feito por veículos de fretamento já que a região ainda não dispunha de linha de transporte urbano.

      A ligação com a região era feita através da Estrada de Indaiatuba (atual Estrada Velha, SP-73 ou Rodovia Lix da Cunha), com passagem por grandes fazendas que ali ficavam.

      Do outro lado, a Avenida das Amoreiras fazia a ligação com a região que viria a ser conhecida como Ouro Verde.

      Até os anos 50, as linhas de bondes não chegavam até aos bairros mais longínquos e poucos ônibus circulavam pela cidade.

      A Viação Lyra, que operava as primeiras linhas de Campinas, ainda não fazia o atendimento à região, algo que começou anos mais tarde com a então recém-criada Viação Campos Elíseos S/A.