Antigo pedido dos passageiros, ar condicionado já é realidade no transporte de Campinas

 Antigo pedido dos passageiros, ar condicionado já é realidade no transporte de Campinas

Reivindicação de muitos anos dos campineiros, o ar condicionado nos ônibus da cidade já é uma realidade. Apesar do número de coletivos equipados com o aparelho ser ainda pequeno em relação à frota que opera diariamente, parte dos passageiros já podem viajar com mais conforto.

Campinas é uma cidade muito quente e mesmo assim o equipamento de ar condicionado não fazia parte da frota do transporte público, algo que agora começa a ser realidade. Na licitação do transporte, que está programada para ter a sessão de abertura de envelopes amanhã, dia 16/10, as linhas troncais (que vão ligar os bairros ao Centro) deverão ter o equipamento, incluindo os articulados.

Apesar das linhas de bairro ficarem de fora disso, alguma exigência no edital já é vista como um avanço. Atualmente Campinas possui pouco mais de 20 ônibus equipados com ar condicionado circulando em linhas municipais, entre empresas e cooperativas. Isso representa cerca de 1,8% da frota total, mas ainda há outros veículos parados aguardando autorização para irem às ruas atender a população.


Esse tipo de veículo depende também de um comportamento exemplar também dos passageiros, não abrindo as janelas quando o equipamento estiver em funcionamento. Com todas as janelas fechadas, a climatização trabalha de forma mais eficiente e não sobrecarrega o aparelho. Cada um fazendo a sua parte, o transporte público fica melhor para todos.

Da Redação ODC.

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *