Campinas do Passado | A Senador Saraiva há 35 anos atrás e outros contextos

     Campinas do Passado | A Senador Saraiva há 35 anos atrás e outros contextos

    Foto: Correio Popular

    Hoje o ODC vai falar um pouco sobre essa foto histórica que está logo acima.

    A foto foi feita no dia 24 de dezembro de 1986, durante o incêndio do Supermercado Eldorado, que se localizava na Avenida Senador Saraiva, onde hoje existe uma unidade do Assaí Atacadista.

    Não vamos falar do incêndio em si, onde você pode achar mais informações aqui, mas vamos contextualizar sobre a foto acima, onde aparece um caminhão-pipa da Sanasa indo em direção ao local do incêndio na Senador Saraiva, saindo do Viaduto, já que à essa altura os hidrantes estavam secos e o fogo não cedia.


    Notem que o caminhão está descendo a avenida, que na época era de mão dupla, ou seja, ele não está na contra-mão.

    A avenida virou mão-única apenas dez anos depois, com a implantação do Projeto Rótula.

    Juntamente com elas, também viraram mão-única as avenidas Anchieta, Irmã Serafina, parte da Orozimbo Maia e parte da Moraes Salles.

    Na placa está a indicação “Estações” à esquerda.

    A indicação é bastante antiga, pois nessa época a estação ferroviária já era unificada e operada pela Ferrovia Paulista S/A, a Fepasa.

    Escrevia-se Estações pois no imenso pátio ferroviário haviam estações da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e uma pequena, de carga, da Estrada de Ferro Sorocabana, todas transformadas em Fepasa nos anos 70.

    À esquerda há uma loja da empresa Nortel.

    No local, hoje, existe uma loja das Casas Bahia.

    Mais ao lado ainda, nota-se que a rua ainda era livre, e hoje está tomada por camelôs depois de ter sido transformada em calçadão.

    São quase 35 anos da foto registrada pelas lentes dos fotógrafos do jornal Correio Popular, e de lá pra cá, muita coisa mudou.

    Da Redação ODC.

    Outras notícias