Campinas recapeou até o momento 75 quilômetros de vias


Desde o início deste ano até o momento, 18 de agosto, a cidade já está com cerca de 75 quilômetros recapeados e o serviço não para. Ruas e avenidas de Campinas estão sendo renovadas com o avanço do recapeamento, que é a substituição da capa asfáltica desgastada por uma nova. Concluído o novo asfalto, as vias recebem novamente a sinalização de trânsito, com pinturas no solo. Os locais são definidos por critérios técnicos, como áreas com mais desgaste do asfalto e que tenham grande fluxo de trânsito.

A Secretaria de Serviços Públicos está à frente deste trabalho. Em março deste ano, com empréstimo de R$ 80 milhões da agência Desenvolve SP especificamente para esta finalidade, iniciou mais uma etapa de recapeamento, com duas empresas, para chegar a aproximadamente 70 quilômetros de vias na cidade. A previsão é chegar ao total em até 12 meses. Até o momento, já foram executados 50 quilômetros de vias.

A primeira foi a Avenida Brasil, uma das principais e grande fluxo da região central e proximidades. Passou pela Avenida Andrade Neves. Avenida Carolina Florence; Av. Luiz Smânio; Av. Barão de Itapura; Av. Heitor Penteado; Av. Júlio Prestes, Avenida Ayrton Senna, Rua Delfino Cintra, Rua Abolição, Rua Conceição, Rua Maria Monteiro, entre outras. Neste momento, as equipes estão na Avenida Albino J. B. De Oliveira, em Barão Geraldo, e na Avenida Jorge Tibiriçá, região do Jardim Nova Europa.

Além desta frente de trabalho em recape, uma equipe própria da Secretaria de Serviços Públicos vinha executando o recapeamento de vias, em diversos bairros, desde o início do ano. Ruas e avenidas no DIC 3, no Ouro Verde; na Vila Padre Anchieta, no Nova Aparecida; na Vila Costa e Silva; no Bairros das Palmeiras; Vila Lídia; Taquaral; Vila Independência; na Avenida Santa Isabel e Rua Jerônimo Pattaro, em Barão Geraldo; Jardim Independência e tantos outros. Esta equipe executou 25 quilômetros de recapeamento.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que para fazer o recapeamento é preciso fazer a fresagem do asfalto, que é a retirada da camada superficial e desgastada, depois aplicar e compactar a nova camada de massa. “O recapeamento dá nova vida e amplia a durabilidade e a qualidade do pavimento”, diz o secretário.

2022

Em 2022, a Prefeitura executou mais de 22 quilômetros em vários bairros da cidade. Alguns destaques foram Viaduto Laurão, Avenida Prestes Maia, Viaduto Cury, Avenida Waldemar Paschoal (Aquidabã), Av. Papa João Paulo II, na Vila Padre Anchieta, Jardim Ipaussurama, Vila Lemos, Jardim Novo Maracanã, Jardim Paranapanema, Jardim Paulicéia, Jardim Fernanda, entre outros.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Mais uma operação contra motos irregulares acha uma com quase R$ 500 mil em multas

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré