Depois de anos de espera, obra do túnel Santos-Guarujá deverá sair do papel

Depois de anos de espera, finalmente uma das obras mais esperadas do Estado de São Paulo deverá sair do papel. O túnel que ligará Santos ao Guarujá deverá ter o leilão realizado no próximo dia 5 de setembro.

A obra contará com seis faixas de rolagem, sendo três em cada sentido. Uma das faixas estará reservada para a passagem dos trilhos do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.

O túnel também contará com passagem para pedestres, ciclistas e galeria de serviços. O projeto já tem a licença ambiental prévia da Cetesb, o que deverá agilizar a obra.

Hoje a ligação entre as duas cidades é feita apenas por balsas, que levam pelo menos 18 minutos para completar a travessia. Pela Rodovia Piaçaguera-Guarujá, o caminho é feito em até uma hora.

Com o novo túnel, a travessia será feita em cinco minutos, no máximo. O investimento total deverá ser de R$ 6,8 bilhões, com aporte público de R$ 5,1 bilhões dos governos do Estado e Federal.

O contrato de concessão deverá ser de 30 anos, abrangendo a construção, manutenção e operação. Serão 1,5km de obras, com 870 metros submersos. Os módulos do túnel serão feitos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal do porto santista.

O leilão está marcado para o dia 5 de setembro deste ano, a partir das 16 horas, na B3. As propostas deverão ser entregues até o dia 1 de setembro, às 10 da manhã.

Da Redação ODC.
Leia também:
Crescem reclamações sobre ar condicionado muito gelado nos ônibus de Campinas