Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Encontro sobre as mudanças no mercado de energia elétrica no Brasil reúne empresários em Campinas

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      O Lide Campinas promoveu nessa segunda-feira (27/11), um encontro entre empresários e especialistas em energia elétrica para debater o livre mercado, que será expandido a partir de janeiro de 2024 no Brasil.

      Leandro Kobayashi, diretor executivo da Partner Services, empresa que atua em consultoria e gestão no mercado de energia livre, explicou sobre a transição energética que o país irá passar, com a abertura do mercado para empresas de médio consumo no próximo ano, para todo tipo de empresa, a partir de 2026, e para residências a partir de 2028. “O mercado livre já existe há 27 anos, portanto é maduro e seguro para que as empresas possam ter a liberdade de escolher de quem irá consumir energia elétrica, negociando seu preço de compra”, ressalta Leandro.

      O diretor executivo também apresentou o atual cenário da produção de energia no país, sendo cerca de 70% do consumo nacional abastecido por hidrelétricas, e os benefícios para o consumidor com a abertura do mercado. “O consumidor vai poder escolher e negociar preço com os fornecedores de energia, vai poder fechar fornecimento por anos com um preço fixo, isso garante previsibilidade e maior controle de custos, além de ter desconto em tarifas e encargos por consumidor energia limpa. Todos esses pontos podem gerar uma economia de até 35% na conta de energia”, elenca o diretor.

      Élica Martins, sócia da Grant Thornton Brasil e líder de energia elétrica e recursos naturais, também participou do debate destacando alguns pontos que ainda geram dúvidas no consumidor. “O mercado brasileiro apresenta um grande potencial de crescimento, o mercado livre ainda é utilizado por uma pequena parte das empresas, por isso gera algumas questões que precisam ser esclarecidas para deixar o consumidor mais seguro”, avalia Élica.

      A expectativa é que a mudança permita que 165 mil empresas de pequeno e médio porte possam escolher seu próprio fornecedor de eletricidade a partir da primeira abertura, em 2024.

      Para Silvia Quirós, presidente do Lide Campinas, o evento reuniu importantes empresários da região para debater um tema muito atual. “Promover esse encontro com profissionais que são referência no mercado de energia elétrica no Brasil é uma forma de contribuir para esclarecer todas as dúvidas sobre a transição do mercado de energia elétrica que começa no próximo ano. O empresário precisa estar seguro para decidir sobre a migração e todos os benefícios que isso trará para os negócios”, conclui Silvia.