Em Campinas, há uma lei municipal que permite homenagens à ruas, avenidas e outros logradouros públicos apenas com nomes de pessoas que já faleceram. Foi por isso que a Estrada do Santa Lúcia recebeu o atual nome apenas em 1987.
A partir de 1982 as linhas de ônibus começaram a serem organizadas em áreas operacionais. Inicialmente dividiu-se as linhas em quatro áreas e depois, antes de qualquer efetivação, as linhas foram novamente reorganizadas mas em seis áreas.
As linhas da região da então Estrada do Santa Lúcia, de acordo com um decreto de 1981 para a organização, foram as seguintes:
3.2 – Jardim Aero Continental – 06 carros
3.3 – Jardim Paulicéia – 03 carros
3.4 – Jardim Santa Lucia 2 – Até PLIMEC – 02 carros
3.5 – Jardim Campos Elíseos 1 – Até Jardim Tropical – 10 carros
3.6 – Jardim Campos Elíseos 2 – Até Jardim Londres – 03 carros
3.9 – Jardim Yeda – 08 carros
3.10 – Jardim Santa Lucia 1 – Até Rua 32 – 07 carros
3.13 – Jardim Santa Lucia – Ate Parque Ipiranga – 02 carros
3.14 – Jardim Campos Elíseos – 05 carros
3.20 – Jardim Capivari – 10 carros
3.26 – Estrada do Santa Lucia – Até Cerâmica Mingone – 03 carros
3.27 – Estrada do Santa Lucia – Até Jardim Morumbi – 03 carros
Todas as linhas acima foram confiadas à Viação Campos Elíseos, que ficou na então Área de Operação Exclusiva número 3, que tinha um total de 146 veículos. As linhas em parte eram compartilhadas com a Viação Bonavita de Transporte Urbano, mas não nesse caso acima.
Nota-se o grande número de linhas como Santa Lucia, por conta da referência à Estrada de ligação com a região das cerâmicas, apesar de apenas duas delas serem por conta do bairro em si.
As outras três levam o nome de Santa Lúcia pois iam pela antiga estrada e depois acessavam os bairros à esquerda ou à direita, dependendo da disposição do itinerário.
No próximo capítulo, vejam todas as linhas reorganizadas no processo de permissão de 1981 na região do Ouro Verde.
Da Redação ODC.
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 1)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 2)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 3)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 4)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 5)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 6)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 7)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 8)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 9)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 10)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 11)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 12)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 13)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 14)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 15)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 16)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 17)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 18)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 19)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 20)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 21)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 22)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 23)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 24)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 25)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 26)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 27)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 28)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 29)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 30)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 31)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 32)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 33)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 34)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 35 – Final)