História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 11)

Em Campinas, há uma lei municipal que permite homenagens à ruas, avenidas e outros logradouros públicos apenas com nomes de pessoas que já faleceram. Foi por isso que a Estrada do Santa Lúcia recebeu o atual nome apenas em 1987.

Ruy Rodriguez, que foi um importante filântropo da cidade e que esteve à frente da Feac (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) até seu falecimento. Após seu passamento, seu nome foi dado à Estrada do Santa Lúcia.

A partir de 1982 as linhas de ônibus começaram a serem organizadas em áreas operacionais. Inicialmente dividiu-se as linhas em quatro áreas e depois, antes de qualquer efetivação, as linhas foram novamente reorganizadas mas em seis áreas.

As linhas da região da então Estrada do Santa Lúcia, de acordo com um decreto de 1981 para a organização, foram as seguintes:

3.2 – Jardim Aero Continental – 06 carros
3.3 – Jardim Paulicéia – 03 carros
3.4 – Jardim Santa Lucia 2 – Até PLIMEC – 02 carros
3.5 – Jardim Campos Elíseos 1 – Até Jardim Tropical – 10 carros
3.6 – Jardim Campos Elíseos 2 – Até Jardim Londres – 03 carros
3.9 – Jardim Yeda – 08 carros
3.10 – Jardim Santa Lucia 1 – Até Rua 32 – 07 carros
3.13 – Jardim Santa Lucia – Ate Parque Ipiranga – 02 carros
3.14 – Jardim Campos Elíseos – 05 carros
3.20 – Jardim Capivari – 10 carros
3.26 – Estrada do Santa Lucia – Até Cerâmica Mingone – 03 carros
3.27 – Estrada do Santa Lucia – Até Jardim Morumbi – 03 carros

Todas as linhas acima foram confiadas à Viação Campos Elíseos, que ficou na então Área de Operação Exclusiva número 3, que tinha um total de 146 veículos. As linhas em parte eram compartilhadas com a Viação Bonavita de Transporte Urbano, mas não nesse caso acima.

Nota-se o grande número de linhas como Santa Lucia, por conta da referência à Estrada de ligação com a região das cerâmicas, apesar de apenas duas delas serem por conta do bairro em si.

As outras três levam o nome de Santa Lúcia pois iam pela antiga estrada e depois acessavam os bairros à esquerda ou à direita, dependendo da disposição do itinerário.

No próximo capítulo, vejam todas as linhas reorganizadas no processo de permissão de 1981 na região do Ouro Verde.

Da Redação ODC.

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens