História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 12)

Em 1981 a Prefeitura de Campinas deu início a um processo de reorganização das linhas de ônibus da cidade por conta da falta de sincronia entre a CCTC e os itinerários que ela se recusava a operar.

A CCTC, na época, operava trajetos sem asfalto apenas se fossem muito lucrativas. Do contrário, permitia que outras empresas, como a Viação Campos Elíseos, colocassem seus veículos para transportar a população.

Na região do Ouro Verde, as linhas dispostas na então Área de Operação Exclusiva número 3 eram as seguintes:

3.21 – Vila Aeroporto 2 até Jardim Ouro Verde – 07 carros
3.22 – Vila Aeroporto 1 – 07 carros
3.23 – Parque Universitário de Viracopos 1 – 08 carros
3.24 – Parque Universitário de Viracopos 2 até Parque D. Pedro II – 08 carros
3.25 – Parque Universitário de Viracopos 3 até Recanto do Sol – 03 carros

Notem que nas linhas oficiais acima ainda não constavam itinerários que ligavam o centro aos DICs e nem ao Residencial Mauro Marcondes, que foram contemplados com ligações pouco tempo depois.

Considera-se então dessa forma que a região do Ouro Verde, até o ano de 1981, contava apenas com 33 ônibus, todos pequenos. A região era muito menor do que hoje, porém mesmo assim já havia muita gente.

Apesar dessa divisão, no ano seguinte as áreas operacionais foram redivididas e vários outros bairros foram contemplados com linhas, quase que duplicando a frota na região.

Nessa divisão de 1981, a área operacional 3 tinha a seguinte limitação: Limite com o município de Sumaré, limite com o município de Monte – Mor, CAM – 040, Estrada Municipal de Friburgo, Ribeirão Viracopos, limite norte do Distrito Industrial, Rodovia dos Bandeirantes, Rodovia Santos Dumont, faixa da FEPASA, Av. Monsenhor João B. Martins Ladeira, faixa da FEPASA, Av. João Jorge, Rua Francisco Teodoro, Rua Antonio Manoel, Rua Dr. Salles de Oliveira, Av. Manuel Dias da Silva, Av. Pref. Faria Lima, Av. Pe. Guilherme Ary, Av. João Batista Morato do canto, Av. Silvio Moro, R. S. D.R. Rodion Podolsky, faixa da FEPASA, Via Anhanguera, Av. John Boyd Dunlop, Rodovia dos Bandeirantes, faixa da FEPASA.

Como já foi feita desatualizada, a prefeitura teve que voltar atrás e reorganizar tudo, conforme já dito anteriormente, porém o que era área 3, passou a ser área 5, o que se manteve até o ano de 2005.

No próximo capítulo, veja a implantação do sistema de transporte a partir do sistema de 1982.

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