História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 15)

Ao longo da década de 80 do século passado foram criadas linhas de ônibus que estão em operação até hoje para atender a região dos DICs e dos bairros que estão dentro da região do Ouro Verde.

Apesar de em 1982 terem ocorridas ampliações importantes, como a criação das linhas do Parque Universitário e do Parque D. Pedro II, outras regiões ainda precisavam de atendimentos.

A linha do Parque Universitário contava com 10 carros pois transportava praticamente todas as pessoas que vinham da região da Avenida Arymana e que não tinham atendimento exclusivo.

É sempre importante ressaltar e lembrar que todas essas linhas tinham ponto final no Centro de Campinas, ou seja, ainda não existia o Terminal de Integração do Ouro Verde.

As linhas que saíam da região do Ouro Verde faziam ponto final, em sua maioria, no antigo Terminal 2, localizado na Avenida Moraes Salles. Outros desciam até o Convívio, atrás da Catedral Metropolitana.

Algumas linhas desciam pela Avenida Senador Saraiva ao sair do Viaduto Cury e entravam pela Rua 13 de Maio, quando ainda não existia o calçadão entre a Senador e a Avenida Francisco Glicério.

Após o final do terminal do Convívio, também conhecido na época como Terminal 4, o calçadão foi elaborado nesse trecho, devido à grande quantidade de pessoas circulando pelas imediações.

Voltando às linhas da região do Ouro Verde, a que ia mais distante era a do Residencial Mauro Marcondes, quando este era o último bairro no sentido de Indaiatuba.

A linha seguia pela Estrada do Santa Lúcia e seguia pela Estrada do Friburgo, passando pela ponte da via férrea e entrando à esquerda. Não havia nada mais ao redor do bairro, a não ser mato.

Apesar da vila alemã no final da Estrada do Friburgo já existir nessa época, essa região não tinha atendimento de transporte público, algo que hoje é feito pela linha 1.24.

Com a inauguração dos novos DICs ao redor do Distrito Industrial campineiro, outras linhas de ônibus foram sendo criadas até chegar ao DIC IV, até então o mais distante de todos, porém mais próximo da Rodovia Santos Dumont.

No próximo capítulo, veja como se deu o desenvolvimento de outras linhas até o ano de 1986

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