História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 22)

Com o projeto Trólebus totalmente enterrado, a prefeitura de Campinas se voltou para a implantação do sistema tronco-alimentador do Ouro Verde, o que viria a ser o maior de toda a cidade.

Em um enorme terreno localizado na antiga Estrada do Santa Lúcia, o que viria a ser a Avenida Ruy Rodriguez, a prefeitura deu início à construção do robusto terminal.

A estrutura montada é a mesma do Terminal Central, com os suportes entrelaçados, deixando o teto mais alto para facilitar a ventilação, e, se existisse, dar mais sustentação aos cabos de energia elétrica que alimentariam os ônibus.

A construção, como de praxe, demorou mais que o esperado. Enquanto isso, a prefeitura continuou com a operação das linhas diretas para o Centro. Inclusive algumas delas foram criadas poucos meses antes da abertura do terminal.

As linhas diretas estavam crescendo no mesmo ritmo da ampliação dos condomínios e bairros que surgiam no sentido da Estrada do Friburgo. Com muitas fazendas abertas, muitos loteamentos foram surgindo.

Algumas linhas criadas antes da abertura do Terminal Ouro Verde faziam atendimentos que hoje são feitos por outras linhas, com o objetivo de otimizar a operação em menos veículos.

Um dos bairros que surgiu pouco tempo antes da inauguração do novo terminal de ônibus foi o Jardim Shangai, na região do bairro Recanto do Sol. O bairro chegou a ganhar uma linha própria, extinta logo depois.

Enquanto o terminal não ficava pronto, a prefeitura trabalhava para organizar as linhas no novo sistema que iria impactar diretamente a vida de milhares de pessoas da noite para o dia.

O sistema tronco-alimentador consiste em manter apenas poucas linhas diretas do terminal de integração para o Centro, e desse terminal para os bairros partem várias linhas para os bairros.

Nesses terminais não há o pagamento de outra tarifa, pois as pessoas descem do coletivo que chegam do Centro e embarcam pela porta de desembarque na linha para o referido bairro.

Dessa forma, o número de ônibus para o Centro é condensado, ou seja, reduzido e concentrado em poucas linhas, mas com mais horários e opções, ao contrário de linhas diretas excessivamente demoradas.

Doiis anos antes o distrito de Barão Geraldo já tinha ganho o seu terminal de integração e a reorganização das linhas de lá serviram como parâmetro para a implantação do Ouro Verde.

No próximo capítulo, veja o momento final das linhas diretas antes da inauguração do novo terminal.

Da Redação ODC.
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