História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 23)

Antes da inauguração do Terminal Ouro Verde, as linhas de ônibus da região ainda eram diretas para o Centro da cidade, com pontos finais nos extintos Terminais 2, 4 e 5.

Os pontos de parada no Centro da cidade eram numerados para facilitar a identificação da população. O Terminal 2 era o localizado na Avenida Moraes Salles, onde hoje há um posto da Guarda Municipal, entre as ruas Regente Feijó e José Paulino.

Já o Terminal 4 ficava no antigo Convívio, localizado atrás da Catedral Metropolitana entre as ruas 13 de Maio e Costa Aguiar, onde hoje há um enorme calçadão com uma praça.

Enquanto isso, o Terminal 5 era localizado na Rua Barreto Leme, na lateral da Prefeitura de Campinas, onde haviam vários pontos de parada. Na ocasião, o letreiro dos ônibus iam como “Prefeitura”.

As linhas que operaram até a inauguração do Terminal Ouro Verde eram as seguintes:

5.21 – Jd. Ouro Verde
5.22 – Jd. Aeroporto
5.23 – Pq. Universitário
5.24 – Pq. D. Pedro II
5.25 – Recanto do Sol
5.37 – Cohab I
5.41 – Mauro Marcondes
5.42 – Jd. Aeroporto
5.48 – Jd. Paraíso
5.51 – Cohab II
5.59 – Dic IV
5.63 – Jd. Ademar de Barros
5.65 – Jd. Shangai

Todas essas linhas tiveram seus prefixos modificados juntamente com seus atendimentos depois da inauguração do Terminal Ouro Verde, para se transformarem em alimentadoras de bairro.

Antes disso, o Terminal Central já havia sido inaugurado e os itinerários estavam sendo cumpridos para lá, sendo cortados depois da troncalização que gerou muita reclamação na época.

No próximo capítulo, veja os detalhes da inauguração do Terminal Central.

Da Redação ODC.
Leia também:
Prefeitura coloca cerca de arame ao redor da Lagoa do Taquaral

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens