Em dezembro de 1985 o Terminal Central de Campinas foi aberto para a população e para os operadores do sistema de transporte coletivo urbano da cidade. Houve muita festa e muitos políticos estiveram por lá.
Mesmo sem os trólebus, o terminal abriu as portas com os veículos a diesel operando normalmente. Uma nova linha de ônibus foi implantada para permitir a integração com o Terminal de Barão Geraldo.
Nesse dia começou a operar a linha 3.70, com veículos de cor vermelha indicando que se tratava de uma rota troncal. Na ocasião, a linha era operada pela Companha Campineira de Transportes Coletivos, a CCTC.
Já pela região do Campo Grande, que ainda não tinha terminal, foram para lá as linhas como Jardim Maracanã, Parque Valença, Jardim Campina Grande e outras que atendiam a localidade.
Para a região do Ouro Verde, todas as linhas diretas foram para dentro do terminal, ficando pelos terminais de fora apenas as que não atendiam diretamente o atual distrito.
Por exemplo: a antiga linha 5.20, que ligava o Centro ao Jardim Capivari, continuou no Terminal 5, ao lado da Prefeitura, mais precisamente na Rua Barreto Leme.
As demais foram todas para dentro do Terminal, esvaziando o Terminal 2 e acabando com o Terminal 4. A expectativa é que em pouco tempo os trólebus começassem a funcionar e o Terminal do Ouro Verde fosse aberto.
O problema é que o Terminal Ouro Verde demorou um pouco mais do que o previsto para ficar pronto e por isso as linhas diretas, que foram as citadas no Capítulo 24, ainda continuaram por algum tempo.
É sempre importante ressaltar que nessa época ainda não existia o Projeto Rótula, atual Corredor Central, com as avenidas circulando no modo “normal”, ou seja, uma pista para ir e uma pista para voltar.
Também ainda não existiam ônibus articulados na cidade, fazendo com que o Terminal Central, hoje considerado saturado, desse conta tranquilamente do grande número de linhas da época, já que os coletivos eram menores.
No próximo capítulo, veja como se deu a inauguração do Terminal Ouro Verde.
Da Redação ODC.
Leia também: Prefeitura de Campinas começa reforma do asfalto do corredor da Avenida Lix da Cunha