O Terminal Ouro Verde foi inaugurado já em um novo contexto depois do fim do Projeto Trólebus. A estrutura foi mantida, porém a organização já foi para apenas carros a diesel.
Os dois estiveram presentes em várias obras da prefeitura, e acompanharam inclusive toda a construção do novo terminal. Na inauguração, com uma grande festa, a dupla estava lá.
A festa de inauguração aconteceu em um sábado de 1988 porém o início das operações foi no dia seguinte, em um domingo. Todas as linhas de bairro que iam para o centro, foram cortadas de forma gradual. Primeiro foram algumas linhas e depois outras, com cortes aos poucos. Todo o processo levou pelo menos dois meses.
Não houve a bagunça da implantação letárgica e sem noção de hoje, quando ficam circulando as linhas antigas e as linhas novas juntas, com a Emdec enrolando a população e prejudicando a todos. A mudança foi muito mais rápida que o previsto.
Na época, as linhas foram cortadas do dia para a noite. A empresa URCA, que estava iniciando suas operações na cidade como sucessora da Viação Campos Elíseos, colocou 60 veículos apenas nas linhas troncais.
Foram implantadas três linhas troncais para que a população dos bairros pudessem chegar ao Centro. As linhas eram:
5.70 – Terminal Ouro Verde X Terminal Central – Paradora
5.71 – Terminal Ouro Verde X Terminal Central – Expressa
5.72 – Terminal Ouro Verde X Terminal Central – Semi-Expressa
O objetivo da linha expressa era fazer a ligação do Terminal Ouro Verde de forma mais rápida ao Terminal Central. Ela parava apenas nos dois terminais, passando reto pelo corredor exclusivo da Avenida das Amoreiras.
Já a linha semi-expressa começava a parar apenas na Avenida Ruy Rodriguez, pois ao longo da Avenida das Amoreiras já existiam outras linhas que faziam os devidos atendimentos.
Dessa forma, bastante inteligente por sinal, a Setransp centralizou as linhas para atender de forma completamente efetiva os moradores do Ouro Verde. Uma semana depois, a URCA retirou algumas linhas troncais por conta do ajuste da demanda.
Mesmo assim, as linhas troncais tinham excelente frequência e faziam os atendimentos de forma efetiva. Mesmo assim, a população não absorveu bem as mudanças e o candidato de Magalhães Teixeira perdeu as eleições para o candidato do PT, o sindicalista Jacó Bittar.
No próximo capítulo, veja como foi a chegada da URCA na cidade.
Da Redação ODC.
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