Ainda antes da implantação do Terminal Ouro Verde, as linhas operadas na região eram majoritariamente da Viação Campos Elíseos, que chegava onde a monopolizadora CCTC não chegava.
Com isso, os ônibus da Viação Campos Elíseos eram muito velhos e mal conservados, o que ocasionava constantes quebras. Isso fez com que a imagem da empresa ficasse queimada junto aos passageiros.
Com a chegada do Terminal Ouro Verde, a Viação Campos Elíseos planejou uma renovação massiva da sua frota, porém com a imagem bastante desgastada, houve a ideia de mudar de nome.
Dessa forma, a direção da empresa, optou por mudar o nome para URCA, uma abreviação para URBANUS DE CAMPINAS, que mais tarde se ‘ajeitou’ para URBANOS DE CAMPINAS.
A frota passou a ser renovada de forma gradual e “separada”, ou seja, o que chegava zero quilômetro, já vinha com a nova cor, no caso cinza e branco, e com o nome da URCA.
A frota velha passou a ser pintada no padrão antigo azul e branco, da Campos Elíseos. Alguns carros nem chegaram a ser pintados no padrão azul e foram desativados ainda na pintura da empresa.
Ao longo de 1988 a “nova” URCA fez uma campanha publicitária massiva na televisão e nos jornais, com uma mão segurando um pincel pintando a letra “A” de URCA, indicando que uma nova “era no transporte estava chegando na cidade”.
E não era mentira. A frota da URCA foi quase toda trocada. As linhas troncais do Terminal Ouro Verde receberam os veículos mais novos da URCA e os mais antigos da Campos Elíseos ficaram nas alimentadoras.
As linhas diretas de bairro, das regiões sem terminais, ficaram com os carros no padrão azul. Assim, a população conseguia identificar os coletivos de uma forma mais fácil.
Em 1989, a URCA já estava com grande parte da frota trocada por veículos zero quilômetro e parte da frota antiga da Campos Elíseos, em melhor estado, também foi pintada no padrão da nova empresa.
Os veículos mais antigos da Campos Elíseos foram remanejados para a TUGRAN – Transportes Coletivos Campina Grande, empresa formada para operar as linhas da Campos Elíseos na região do Campo Grande.
No próximo capítulo, veja os problemas da fase de transição e o locaute empresarial no sistema.
Da Redação ODC.
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- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 33)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 34)
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