História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 29)

Até o início da década de 90 do século passado, a região do Ouro Verde não tinha qualquer ligação com a Rodovia Santos Dumont em sua pista sentido centro. Isso impedia uma efetivação de um transporte mais qualificado.

Por conta disso, foi acertada com o DER – Departamento de Estradas de Rodagem, então responsável pela Rodovia Santos Dumont, a construção de um viaduto de interligação.

Dessa forma, foi construída uma ponte no final da Rua Eldorado, ligando ao terreno onde hoje há uma unidade do SESI. Dessa forma, quem vinha da região dos DICs poderia transpor a rodovia e ir para o Centro de Campinas.

A prefeitura de Campinas, sob o comando de Jacó Bittar, criou a linha 5.73, partindo dos DICs e indo até o Centro, encurtando o caminho de quem precisava ir até o Terminal Ouro Verde.

A região do DIC 4 é muito mais perto da Rodovia Santos Dumont do que da Avenida Ruy Rodriguez, por isso não fazia sentido as linhas alimentadoras “descerem” para o terminal e assim seguir para o Centro, sendo que há uma opção mais rápida.

A linha superlotou rapidamente, mesmo com o grande número de coletivos em operação. A URCA fez uma apresentação de uma nova frota especialmente para operar na linha 5.73, contando com a presença do então secretário de transportes Laurindo Junqueira.

Por outro lado, a população já estava se habituando com a nova dinâmica operacional do Terminal Ouro Verde. Depois de muita reclamação, a populaçãoi assimilou as melhorias.

A URCA operava de forma impecável as linhas com destino ao Terminal Central e à Rodoviária, fazendo com que a conexão com as linhas alimentadoras fossem bastante rápidas.

Houve também um pacote de melhorias viárias na Rua Piracicaba, na Avenida Ruy Rodriguez e vias adjacentes, possibilitando uma melhor circulação dos veículos. Muitos trechos foram duplicados.

Até então, o corredor de ônibus contemplava faixas exclusivas apenas até o final da Vila Rica, forçando os coletivos a seguirem por pistas simples até o Ouro Verde.

A implantação das melhorias levou o Ouro Verde a vivenciar a chamada “época de ouro” do transporte, com efetivação de uma nova frota e operação de alta qualidade. A essa altura, a URCA já estava com toda a sua frota trocada.

No próximo capítulo, veja como foi a criação de novas linhas perimetrais partindo do Terminal Ouro Verde e a implantação do SIT Campinas.

Da Redação ODC.
Leia também:
Dicas da Cidade | Uma sacola surpresa com vários itens deliciosos. E muito barato

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens