História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 32)

Com a chegada do prefeito Toninho no poder, as linhas dos perueiros começaram a ser organizadas dentro do novo contexto de transporte da cidade. O sistema continuou sendo o alternativo, porém foi estabelecido quantidade de peruas para determinadas linhas.

Quase todos os bairros continuaram com linhas diretas para o Centro através das peruas, enquanto os ônibus se organizavam para renovar a frota, que nessa época estava bastante capenga.

A empresa URCA, operadora da região do Ouro Verde, fez a entrega imediata de 36 novos ônibus com carroceria Busscar Urbanuss Pluss e chassis Mercedes-Benz OF-1721 Euro III.

Os veículos foram espalhados por várias linhas. Meses depois começou a chegar um lote de 17 novos ônibus articulados com a mesma carroceria, porém com chassis Volvo B10M.

Isso fez com que os passageiros começassem a retornar para o sistema convencional, já que as peruas que ainda circulavam eram velhas, andavam superlotadas e sem qualquer segurança.

Mesmo assim, a demanda dos ônibus nunca mais foi a mesma. A operação no Terminal Ouro Verde era de excelência, com vários veículos circulando pelas linhas alimentadoras e nas diretas para o Centro.

Paralelamente a isso, a linha 5.75 ganhava ainda mais veículos, pois transportava um enorme número de passageiros diretamente da região do DIC 6, passando por outros bairros próximos.

Após o assassinato de Toninho, a prefeita Izalene Tiene lançou um novo plano de reorganização dos perueiros, que já estavam reduzidos a 512. A ideia inicial era deixar metade no sistema alimentador e metade no sistema seletivo.

Com isso, as empresas deveriam deixar imediatamente de operar o sistema seletivo e repassá-lo aos perueiros, que começariam a circular aceitando apenas dinheiro e com tarifa mais alta.

Quando foi feito o levantamento, apenas dois perueiros optaram pelo sistema alimetador e todos os outros 510 quiseram ficar no alternativo/seletivo. Diante desse número, todo o sistema alternativo virou seletivo.

A empresa URCA retirou de operação todos os seus micro-ônibus seletivos e as linhas passaram a ser operadas pelos perueiros. A demanda dos perueiros não teve queda, mesmo com a tarifa mais alta.

No próximo capítulo, veja a implantação do sistema InterCamp no Ouro Verde.

Da Redação ODC.
Leia também:
Dicas da Cidade | A melhor sacola do Food To Save até agora em Campinas

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens