Com a chegada do prefeito Toninho no poder, as linhas dos perueiros começaram a ser organizadas dentro do novo contexto de transporte da cidade. O sistema continuou sendo o alternativo, porém foi estabelecido quantidade de peruas para determinadas linhas.
A empresa URCA, operadora da região do Ouro Verde, fez a entrega imediata de 36 novos ônibus com carroceria Busscar Urbanuss Pluss e chassis Mercedes-Benz OF-1721 Euro III.
Os veículos foram espalhados por várias linhas. Meses depois começou a chegar um lote de 17 novos ônibus articulados com a mesma carroceria, porém com chassis Volvo B10M.
Isso fez com que os passageiros começassem a retornar para o sistema convencional, já que as peruas que ainda circulavam eram velhas, andavam superlotadas e sem qualquer segurança.
Mesmo assim, a demanda dos ônibus nunca mais foi a mesma. A operação no Terminal Ouro Verde era de excelência, com vários veículos circulando pelas linhas alimentadoras e nas diretas para o Centro.
Paralelamente a isso, a linha 5.75 ganhava ainda mais veículos, pois transportava um enorme número de passageiros diretamente da região do DIC 6, passando por outros bairros próximos.
Após o assassinato de Toninho, a prefeita Izalene Tiene lançou um novo plano de reorganização dos perueiros, que já estavam reduzidos a 512. A ideia inicial era deixar metade no sistema alimentador e metade no sistema seletivo.
Com isso, as empresas deveriam deixar imediatamente de operar o sistema seletivo e repassá-lo aos perueiros, que começariam a circular aceitando apenas dinheiro e com tarifa mais alta.
Quando foi feito o levantamento, apenas dois perueiros optaram pelo sistema alimetador e todos os outros 510 quiseram ficar no alternativo/seletivo. Diante desse número, todo o sistema alternativo virou seletivo.
A empresa URCA retirou de operação todos os seus micro-ônibus seletivos e as linhas passaram a ser operadas pelos perueiros. A demanda dos perueiros não teve queda, mesmo com a tarifa mais alta.
No próximo capítulo, veja a implantação do sistema InterCamp no Ouro Verde.
Da Redação ODC.
Leia também: Dicas da Cidade | A melhor sacola do Food To Save até agora em Campinas
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 1)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 2)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 3)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 4)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 5)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 6)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 7)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 8)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 9)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 10)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 11)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 12)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 13)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 14)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 15)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 16)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 17)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 18)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 19)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 20)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 21)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 22)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 23)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 24)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 25)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 26)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 27)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 28)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 29)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 30)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 31)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 32)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 33)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 34)
- História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 35 – Final)