História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 33)

Até o ano de 2005 a URCA seguiu renovando sua frota de forma sistemática. Em 2002 fez a entrega de mais um enorme lote de novos ônibus durante cerimônia no Terminal Ouro Verde e depois entregou mais em cerimônia na Lagoa do Taquaral.

Em 2003 começaram a surgir os primeiros coletivos adaptados com elevadores para cadeirantes. A URCA inicialmente teve dois coletivos adaptados e um deles acabou sendo emprestado para sua irmã, a TUCA, que operava na antiga Área Operacional 3.

Em 2005 começou o processo licitatório do transporte, que previa uma reorganização completa do sistema, com novas áreas operacionais e com a absorção dos perueiros dentro do novo sistema.

Dessa forma, o sistema seletivo seria extinto de forma gradual. Naquele ano, a empresa VB Transportes e Turismo ganhou o direito de explorar as linhas da região do Ouro Verde, substituindo a URCA.

A área operacional 5 passou a ser área operacional 1 dentro do novo sistema. Novas linhas foram criadas e as antigas mudaram de prefixo. Em uma semana todos os coletivos circularam com os dois prefixos para que a população pudesse se adaptar à mudança.

Os coletivos foram adesivados com o nome do novo sistema, chamado de InterCamp, uma alusão à Integração Campinas, no lugar do antigo SIT – Sistema Integrado de Transportes de Campinas.

Todos os prefixos de linhas, que começavam com o numeral 5, passaram a usar o numeral inicial 1, e os ônibus dessa área ganharam a cor branco e azul claro. A mudança causou uma confusão no início, mas depois tudo se ajeitou.

Em 26 de janeiro de 2006 a URCA levou para a praça Arautos da Paz um enorme lote de ônibus adaptados com elevadores para cadeirantes para apresentação à população.

Nesse dia foram entregues mais de 100 ônibus, entre adaptados e zero quilômetro, por todas as empresas da cidade, recém contratadas após o processo licitatório da prefeitura.

Paralelamente a isso o sistema seletivo foi sendo extinto de forma gradual. A última linha a deixar de funcionar no Ouro Verde foi a S5.15 que chegava até a região dos DICs.

Mais tarde, essa linha se transformou no que seria a 1.80, ligando o Jardim Santo Antonio ao Centro, e a 1.35, saindo do Jardim Filadelfia indo também para o Centro.

Algumas mudanças ainda aconteceram nesse meio, com a incorporação da linha 1.80 ao sistema convencional pela VB e transformada em alimentadora do Terminal Ouro Verde, permanecendo assim até hoje.

No próximo capítulo, veja o desenvolvimento do transporte no Ouro Verde até 2019, antes da pandemia.

Da Redação ODC.
Leia também:
Exclusivo | Estação-modelo de novas catracas no BRT tem quase 100% de evasão durante a noite

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens