História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 35 – Final)

Tudo começou a mudar a partir da segunda metade do mês de março de 2020, com a pandemia do novo coronavirus. Todos os ônibus da cidade começaram a circular em horário de domingo e outras linhas chegaram a ser paralisadas. Na região do Ouro Verde, a redução foi muito grande.

Algumas linhas alimentadoras foram drasticamente reduzidas, ficando com apenas um veículo em operação cada uma e as que têm itinerário similar (sentidos horário e anti-horário) tiveram paralisações.

A demanda automaticamente caiu bastante. Os veículos articulados também foram retirados das ruas. Linhas como a 121 passaram a circular apenas com ônibus convencionais.

Os ônibus articulados foram voltando para as ruas de acordo com a volta da demanda, porém a operação nunca mais foi a mesma. Já estava consolidada a queda de quase 25% na demanda.

A frota também foi reduzida na mesma proporção. Depois de meses com horários de domingo, os horários normais foram sendo retomadas e algumas linhas alimentadoras ganharam carros extras nas horas de pico.

Após a “normalização do sistema, as obras do BRT estavam avançando. Iniciada em 2019, ainda antes da pandemia do novo coronavirus, as obras do Corredor Ouro Verde começaram pela destruição do corredor da Avenida João Jorge, e depois da Avenida das Amoreiras.

Tudo foi removido e trocado por apenas faixas de concreto. Estações foram construídas aos poucos e até hoje não foram concluídas. Em 2024 foi inaugurado o Terminal Campos Elíseos e no final do mesmo ano entrou em operação efetiva o Terminal Santa Lúcia.

O Terminal Ouro Verde ganhou uma plataforma adicional na Avenida Ruy Rodriguez, que não está pronta até hoje. Ali irão parar apenas as linhas diretas do BRT. Os alimentadores continuarão no terminal antigo.

Uma das mais tradicionais linhas da cidade, a 121, foi extinta para a entrada em operação da linha BRT 10 em 2024. A linha 130, que fazia a ligação semi-expressa do Centro com o Terminal Vida Nova, também foi extinta com o início da operação da linha BRT 11.

Outras mudanças deverão acontecer, porém até o presente momento tudo continua paralisado. Um dos motivos é a licitação do transporte em Campinas, que deveria acontecer em 2018.

A Justiça considerou a licitação de 2005 inválida e determinou um novo certame, porém nada mudou mesmo com a ordem judicial. Dois processos foram feitos, mas um acabou sendo barrado pela própria Justiça e na outra não teve interessados.

Desde então, a região do Ouro Verde espera por melhorias e pelo avanço do BRT, o que deverá melhorar e muito a qualidade de vida e o transporte para toda a região. Por enquanto, tudo continua na mesma, desde o final da pandemia do novo coronavirus.

Nesse meio, apenas três linhas foram criadas desde então: a linha 129, que atende ao Vila Park, a 137, que liga o Terminal Ouro Verde ao Terminal Vida Nova direto pelo BRT, e a 138, que atende os bairros Recanto do Sol 1 e 2 passando pelo Jardim Shangai. Essa opera apenas nas horas de pico.

Assim que o sistema passar por mudanças e melhorias, a região do Ouro Verde deverá ter um enorme avanço na qualidade do transporte. Só depende da própria prefeitura.

FIM.

Da Redação ODC.
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