História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 7)

Os conjuntos residenciais populares na região do Ouro Verde começaram a ser construídos durante meados da década de 70 do ano passado. Cada um recebeu um nome específico, porém o apelido foi quem “pegou”.

Os DICs foram sendo instalados um a um em áreas próximos ao Distrito Industrial de Campinas, por isso a sigla. Cada um dos conjuntos recebeu um nome, porém as linhas de ônibus foram sendo identificadas pelos “apelidos”.

Como os condomínios foram construídos pela antiga COHAB, inicialmente a denominação dos bairros foi justamente assim: COHAB 1 e COHAB 2, por sinal é a nomenclatura das primeiras linhas para a região.

Ano após ano foram sendo construídos novos “DICs”, vindo inicialmente o que hoje é conhecido como DIC III, que é o Conjunto Habitacional Ruy Novaes, e por último e o mais distante do “centro do Ouro Verde”, o DIC IV, ou simplesmente Conjunto Habitacional Lech Walesa.

Os dois primeiros DICs, além de serem conhecidos como COHAB 1 e COHAB 2, têm os nomes oficiais de Conjunto Habitacional Monsenhor Luiz Fernando Abreu, e Conjunto Habitacional Doutor Antônio Mendonça de Barros, respectivamente.

O DIC IV foi construído mais próximo da Rodovia Santos Dumont do que da Estrada do Santa Lúcia, por isso sempre foi tido como o mais distante de todos, e recebeu uma linha de ônibus específica, com esse nome, mas só depois de algum tempo. Antes, a região era atendida por linhas como do Jardim Aeroporto.

Inaugurado no início da década de 80 do século passado, o DIC IV foi feito nos mesmos moldes dos outros, com casas térreas e condomínios de apartamentos com 4 e 5 andares.

No início, esses conjuntos habitacionais não tinham grande parte da infraestrutura, como por exemplo asfaltamento e guias para coleta de água pluvial. Escolas também foram construídas apenas com o passar do tempo.

Como eram bairros considerados muito distantes da Estrada do Santa Lúcia, apenas a Viação Campos Elíseos se dispôs a colocar linhas de ônibus para fazer os atendimentos à população.

O ideal, obviamente, seria algum atendimento advindo da Rodovia Santos Dumont, porém naquela época nao existia qualquer ligação da Rua Eldorado com a rodovia, a via era apenas paralela mas sem transposição.

Todas as ligações da região do Ouro Verde para o Centro de Campinas eram feitas única e exclusivamente pela Estrada do Santa Lúcia, com pista simples e asfalto em má qualidade.

Com a maioria dos bairros ainda sem asfaltamento, a CCTC não chegava, mesmo com uma enorme demanda reprimida. Foi assim que nasceram as primeiras linhas da Viação Campos Elíseos para os DICs a partir de 1982.

No próximo capítulo, vamos falar sobre a região do Jardim Morumbi.

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