Os conjuntos residenciais populares na região do Ouro Verde começaram a ser construídos durante meados da década de 70 do ano passado. Cada um recebeu um nome específico, porém o apelido foi quem “pegou”.
Como os condomínios foram construídos pela antiga COHAB, inicialmente a denominação dos bairros foi justamente assim: COHAB 1 e COHAB 2, por sinal é a nomenclatura das primeiras linhas para a região.
Ano após ano foram sendo construídos novos “DICs”, vindo inicialmente o que hoje é conhecido como DIC III, que é o Conjunto Habitacional Ruy Novaes, e por último e o mais distante do “centro do Ouro Verde”, o DIC IV, ou simplesmente Conjunto Habitacional Lech Walesa.
Os dois primeiros DICs, além de serem conhecidos como COHAB 1 e COHAB 2, têm os nomes oficiais de Conjunto Habitacional Monsenhor Luiz Fernando Abreu, e Conjunto Habitacional Doutor Antônio Mendonça de Barros, respectivamente.
O DIC IV foi construído mais próximo da Rodovia Santos Dumont do que da Estrada do Santa Lúcia, por isso sempre foi tido como o mais distante de todos, e recebeu uma linha de ônibus específica, com esse nome, mas só depois de algum tempo. Antes, a região era atendida por linhas como do Jardim Aeroporto.
Inaugurado no início da década de 80 do século passado, o DIC IV foi feito nos mesmos moldes dos outros, com casas térreas e condomínios de apartamentos com 4 e 5 andares.
No início, esses conjuntos habitacionais não tinham grande parte da infraestrutura, como por exemplo asfaltamento e guias para coleta de água pluvial. Escolas também foram construídas apenas com o passar do tempo.
Como eram bairros considerados muito distantes da Estrada do Santa Lúcia, apenas a Viação Campos Elíseos se dispôs a colocar linhas de ônibus para fazer os atendimentos à população.
O ideal, obviamente, seria algum atendimento advindo da Rodovia Santos Dumont, porém naquela época nao existia qualquer ligação da Rua Eldorado com a rodovia, a via era apenas paralela mas sem transposição.
Todas as ligações da região do Ouro Verde para o Centro de Campinas eram feitas única e exclusivamente pela Estrada do Santa Lúcia, com pista simples e asfalto em má qualidade.
Com a maioria dos bairros ainda sem asfaltamento, a CCTC não chegava, mesmo com uma enorme demanda reprimida. Foi assim que nasceram as primeiras linhas da Viação Campos Elíseos para os DICs a partir de 1982.
No próximo capítulo, vamos falar sobre a região do Jardim Morumbi.