História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 8)

Desde sempre a região do Jardim Morumbi, que está de certa forma inserida no atual Distrito do Ouro Verde, foi uma área de chácaras e sítios. Ladeada por empresas, a região era bastante primitiva.

A faixa que contempla o bairro era até alguns anos atrás a única ligação entre a Estrada do Santa Lúcia e a Avenida das Amoreiras. Ambas ainda sem pavimento, a ligação era importante por conta das empresas ao redor.

Na região da Avenida das Amoreiras havia a Cerâmica Mingone, para onde seguia uma das linhas do Jardim Campos Elíseos. Ainda sem linha direta, o Jardim Morumbi era atendido dessa forma.

Já o Jardim Santa Terezinha, um pouco mais à frente pela direita da Avenida das Amoreiras era atendida pela linha do Jardim Maria Rosa. Operada pela empresa Viação Bonavita, o itinerário ia como Jardim Maria Rosa – Jardim Santa Terezinha.

O ponto final no Centro era no antigo Terminal 2, na Avenida Moraes Salles. Assim como a Viação Campos Elíseos, a Viação Bonavita, que mais tarde virou VBTU (Viação Bonavita de Transporte Urbano), atendia bairros que a CCTC se recusava a chegar.

A via de ligação Santa Lúcia – Amoreiras tinha várias chácaras e plantações ainda advindas de moradores mais antigos. Essa região já tinha habitações rústicas ao menos desde o início do século passado.

Ao redor do bairro, várias cerâmicas estavam instaladas, ainda em uma época que a Rodovia dos Bandeirantes, cujo nome inicial era Via Norte, começava a ser construída a partir da Capital Paulista.

Essas linhas de ônibus eram as únicas para atender toda a região. Com poucos horários e frota extremamente reduzida, a população local sofria com a precariedade do serviço.

As coisas começaram a mudar apenas no final dos anos 70 do século passado, com mais bairros nascendo ao redor das cerâmicas. Apesar disso, a Viação Campos Elíseos ainda tinha uma linha que fazia o atendimento pela Avenida das Amoreiras até a Cerâmica Gianfrancisco.

Nessa época a Avenida das Amoreiras ainda não era pavimentada no trecho do Jardim Morumbi, obra que foi realizada apenas a partir de 1979 durante o governo Francisco Amaral.

A via recebeu pavimentação da altura do atual Residencial Souza Queiroz até a região do bairro Petrópólis, que já contava com uma linha de ônibus específica, também operada pela Viação Bonavita.

As mudanças foram sendo implementadas ao longo do tempo e houve uma grande melhoria a partir do ano de 1982, com a licitação das linhas do transporte público de Campinas.

No próximo capítulo, vamos falar sobre as linhas de ônibus que começavam a chegar na região da Estrada do Friburgo.

Da Redação ODC.
Leia também:
Passeio guiado no Cemitério da Saudade em Campinas terá nova edição neste domingo, 18/08

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens