História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 9)

No início dos anos 80 do século passado, as primeiras linhas de ônibus começaram a ser implementadas na região do Ouro Verde. Insuficiente para atender toda a demanda, a linha do Jardim Santa Lúcia até à Cerâmica Gianfrancisco precisou ter “concorrentes”.

Uma das primeiras linhas implantadas para atendimento à região foi a do Jardim Aeroporto, já abordada em outro capítulo desta estória. Ela fazia o caminho para atendimento a vários bairros da região.

Com o aparecimento de novas áreas ocupadas e densamente povoadas, a Viação Campos Elíseos foi ampliando o atendimento à população, e implantou a linha para o Jardim Recanto do Sol, localizado à direita da Estrada do Santa Lúcia a caminho da Estrada do Friburgo.

Outro bairro nasceu mais à frente e assim foi criada a linha do Jardim Mauro Marcondes, já à esquerda da Estrada do Friburgo. Todas essas regiões ainda não contavam com asfaltamento.

Em pesquisa realizada pelo ODC, não foram encontradas referências diretas ao Conjunto Residencial Mauro Marcondes e nem a origem do nome da localidade, porém as primeiras menções datam do ano de 1980.

A linha do Mauro Marcondes partia do Centro com destino ao bairro então recém criado, e muitos passageiros aproveitavam o itinerário para desembarcar ou embarcar pelo caminho.

Como era um bairro completamente isolado, advindo de glebas de fazendas localizados na região da Estrada do Friburgo, o atendimento pelo transporte público era fundamental para levar dignidade aos moradores.

Na mesma época foi criada a linha do Parque Universitário de Viracopos, localizado no lado oposto ao Recanto do Sol na continuidade da Estrada do Santa Lúcia, já mais adiante do atual Jardim Cristina.

Outras linhas foram sendo criadas no início da década de 1980 do século passado, como por exemplo a do Parque Ipiranga, localizado à esquerda da Estrada do Santa Lúcia antes da área de cerâmicas.

Apesar de existir essa linha, ainda havia uma outra com atendimento exclusivo ao Jardim Capivari, que fica mais para baixo do Parque Ipiranga. Cada uma delas tinha um atendimento diferente: um pela Amoreiras e outro pela Estrada do Santa Lúcia.

Mais adiante a linha do Jardim Santa Terezinha era desmembrada em duas: a do Jardim Maria Rosa, com operação pela Viação Bonavita, e a do Jardim Santa Terezinha, operada pela Viação Campos Elíseos. Uma ia pela Amoreiras e a outra pelo Santa Lúcia.

A licitação do transporte de 1982 regularizou muitas dessas linhas e auxiliou na criação de novos atendimentos, como os que chegavam até a região dos novos residenciais conhecidos como DICs.

No próximo capítulo, vamos falar das linhas dos DICs nos anos 80.

Sobre o ODC

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