Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Hospital Mário Gatti fará mutirão de vasectomia neste sábado, 25/11

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti realizará no próximo sábado, 25 de novembro, um mutirão de vasectomia, com a realização de 20 cirurgias ao longo do dia. É um procedimento simples, realizado com anestesia local para a retirada de um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozoides ao sêmen, dura menos de 30 minutos e não precisa internação.

      “A recuperação é rápida. Os que passarem pela cirurgia no sábado já poderão voltar ao trabalho na segunda-feira”, disse o coordenador do Serviço de Urologia Rede Mario Gatti, Fábio Thadeu Ferreira.

      Os pacientes que passarão pelo procedimento estão entre 132 homens que aguardam para fazer a cirurgia pelo SUS municipal. São disponibilizadas, em média, 103 vagas mensais no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e Complexo Hospitalar Prefeito Faria Lima (Ouro Verde) para realização de vasectomia.

      Os pacientes esperam, no máximo, um mês para ter a cirurgia agendada, após cumprir as etapas necessárias para a realização da esterilização. No ano passado, foram realizadas 714 vasectomias na Rede Mário Gatti e, neste ano, 640 até setembro.

      Etapas

      O caminho a ser seguido para a realização da vasectomia começa no centro de saúde. O acolhimento é feito pela enfermagem que observa se o interessado preenche os requisitos legais para a esterilização – ter pelo menos 21 anos ou ter dois filhos vivos – e encaminha para o grupo de planejamento familiar da unidade.

      No grupo, receberá orientação de contracepções reversíveis existentes, riscos da cirurgia e possíveis efeitos colaterais, dificuldades de reversão e necessidade de continuidade de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis pelo uso de preservativos. Se, ao final, a decisão de esterilização cirúrgica se mantém, é agendada a consulta médica e pedidos os exames pré-operatórios.

      O paciente recebe também uma “declaração para esterilização cirúrgica com consentimento informado” para ser assinado e datado para ser entregue no dia da consulta. Ao assinar e datar a declaração, tem início a contagem do prazo legal de 60 dias para poder realizar a cirurgia.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Programa “Centro Mais Seguro” atende mais de 1000 ocorrências em menos de um mês