A linha 220 – Terminal Campo Grande X Circular Cambuí via Bosque foi escolhida como a que opera com os melhores e mais novos ônibus da cidade de Campinas. Operada pela empresa Itajaí Transportes Coletivos, a 220 recebeu 25,34% dos votos dos internautas que seguem a página do ODC no Facebook.
Os veículos que são testados pela Itajaí quase sempre são colocados em operação na 220, inclusive o único veículo híbrido da empresa circula nela. Também opera o único veículo elétrico equipado com ar condicionado. O que beneficia a linha é o viário do itinerário, quase todo em ótima qualidade, possibilitando que ônibus com piso rebaixado circulem sem grandes problemas com lombadas, valetas ou buracos.
Os ônibus de piso baixo são projetados para circular em vias com asfalto em condições no mínimo satisfatórias, já que como são mais baixos, ficam suscetíveis a solavancos que podem quebrar o veículo com mais facilidade.
Criada durante o sistema InterCamp, a linha 220 atende a região da rodoviária antiga, da Avenida Barão de Itapura e do Cambuí, na Avenida Júlio de Mesquita de ponta a ponta, acessando a Via Aquidabã pelo Bosque e depois descendo pela Rua José Paulino até o Centro, de onde inicia o trajeto de volta.
No entrepico, a linha possui lotação baixa, mesmo com um intervalo razoável. Esporadicamente a 220 circula com ônibus articulados, inclusive aos sábados.
SEGUNDA COLOCADA
A linha que ficou em segundo lugar na pesquisa foi a 121 – Terminal Ouro Verde X Circular Corredor Central, operada pela VB Transportes. Oriunda da antiga 5.80, a linha já existe desde o final dos anos 80,quando o Terminal Ouro Verde foi inaugurado e sempre foi operada com os melhores ônibus articulados da empresa.
Hoje a 121 é operada com os veículos superarticulados de piso baixo e articulados Volvo de piso alto, mesclando com veículos mais antigos. Nos dias em que não opera, o itinerário é suprido com veículos convencionais da linha 131.
Em terceiro lugar ficou a linha 212 – Terminal Itajaí X Circular Corredor Central, operada também pela Itajaí Transportes. Sempre com veículos articulados inclusive aos domingos (opera com convencionais apenas nos dois últimos horários por uma questão operacional), a 212 sempre está com uma lotação considerável e passou por um grande processo de evolução nos últimos anos. Hoje opera com veículos articulados no padrão BRT e alguns articulados mais antigos, com motor dianteiro.
METROPOLITANAS
Como houve apenas a citação de uma linha metropolitana EMTU, no caso a 606, não foi feita a classificação da mesma.
OBJETIVO
A pesquisa teve como objetivo escolher a linha que opera com os ônibus mais novos e bem conservados, não levando em consideração a operação em si.
VEJAM A CLASSIFICAÇÃO FINAL
220 – 25,34%
121 – 14,76%
212 – 13,40%
422 – 8,74%
412 – 6,72%
210 – 3,88%
131 – 3,88%
413 – 2,91%
385 – 2,91%
371 – 2,91%
204 – 2,91%
241 – 1,94%
117 – 1,94%
104 – 1,94%
120 – 1,94%
396 – 1,94%
389 – 1,94%
Da Redação ODC.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.