Neste ano, o principal parque de Campinas irá completar 52 anos de fundação. Criado durante a gestão do então prefeito Orestes Quércia em 1972, o Parque Portugal, ou simplesmente Lagoa do Taquaral, recebe milhares de pessoas todas as semanas.
O terreno fez parte da antiga Fazenda Taquaral, doado à Prefeitura nos anos 1950 e depois transformado em parque. No momento, está recebendo mais melhorias, como a pintura, verniz e reparos no madeiramento da Caravela e a instalação de piso ecológico intertravado na pista interna, que era de terra, para garantir mais mobilidade a todos que circulam pelo local e evitar o assoreamento da lagoa.
Em uma área de 630 mil metros quadrados, com oito portões, a Lagoa do Taquaral tem lagoas e lagos, espaços e equipamentos para pessoas de todos os perfis e idades. A avenida que contorna o parque tem ciclofaixa e ciclovia em toda a extensão, incluindo a Praça Arautos da Paz, que fica ao lado.
O parque é vivo, se transforma continuamente, ao mesmo tempo que mantém a essência. Democrático, é um espaço para todos, sem distinção. “É importante dizer que o terreno da Lagoa foi uma doação do fazendeiro, na época, para a Prefeitura. Era uma área alagada, cheia de nascentes, que não tinha utilização e se transformou no maior parque da cidade. O grande aspecto importante da lagoa é o de ser um ponto para onde todos se dirigem, para exercícios físicos, para lazer, para atividades culturais e esportivas. É um espaço de socialização, a chamada ‘praia do campineiro’. Eu diria que a lagoa é o maior espaço de convivência do cidadão campineiro”, considera o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
A Lagoa do Taquaral fica na avenida Heitor Penteado, no bairro Taquaral, e abre todos os dias da semana, das 6h às 21h. A entrada é gratuita. A Secretaria de Serviços Públicos é a responsável pela gestão da Lagoa do Taquaral. Também funcionam equipamentos de gestão da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Esportes e Lazer.
- José Gaveta / Da Redação ODC
Leia também: Obras do BRT na frente do Shopping Bandeiras bloqueia John Boyd por 15 dias; Veja desvios