,

Nova Campos Sales poderia ficar melhor se não tivesse tido sido “simplificada”

A obra na Avenida Campos Salles ficou um tanto quanto curiosa, sobretudo depois do corte de verbas para a sua finalização. No meio de tudo, a prefeitura optou por um projeto mais simples, mas será que a segurança estará garantida?

Conforme pode ser visto na parte que já está mais ou menos pronta, não há nenhum acabamento de segurança e os postes semafóricos estão literalmente no “meio da rua”.

No projeto inicial, a ciclovia ia ficar numa espécie de “calçada alargada”, o que representaria mais segurança para os ciclistas. Agora, a faixa deverá ser dividida apenas por balizadores de plástico.

Como todo mundo já deve ter visto, os balizadores de plástico que foram colocados ao longo da Rua Delfino Cintra foram arrancados em sua maioria, e precisaram ser repostos.

A questão principal é saber se a população que estará ao volante cruzando a via vai respeitar os devidos espaços reservados para cada tipo de veículo.

Os recuos criados para os carros estacionarem e usarem os comércios locais estão praticamente “espremendo” a faixa para ciclistas na calçada, que não teve quase nenhum alargamento, ao contrário do que havia sido prometido.

Em resumo: a Campos Salles perdeu uma faixa de carros para colocar a ciclovia e vagas para estacionamento unicamente com o intuito de agradar unicamente os comerciantes da via. Isso acabou desfigurando o projeto inicial que era até interessante, mas se transformou em algo perigoso para os ciclistas.

Para completar, do lado esquerdo ficou a faixa de ônibus, com a Emdec insistindo nessa pataquada de paradas de coletivos com porta à esquerda, o que é péssimo pois as empresas não têm coletivos suficientes nessa configuração, além dos que existem, têm poucos lugares e confundem os usuários.

De positivo, sem dúvida: a retirada daquele monte de fio bagunçado da rede aérea de energia e serviços. A cidade inteira deveria ser assim, ainda mais com as telefônicas deixando os postes uma verdadeira zona com bobinas inteiras de cabos pendurados, na maior bagunça e má vontade dos funcionários.

Mas e você, o que está achando da Nova Campos Salles, com a reforma mediana?

Da Redação ODC.
Leia também: Opinião: Obras do BRT parecem mais lentas e ainda há vários trechos abandonados. E o prazo?

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens