Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Prefeitura de Hortolândia doa mudas e adubo produzidos no Viveiro Municipal

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, oferece à população mudas e adubo produzidos no Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, localizado no Parque Ortolândia.

      Com uma variedade de espécies, o Viveiro Municipal conta com 22 tipos de mudas disponíveis, tais como Amendoim falso, Araçá Calistemon/escova de garrafa, Cambuci, Carobinha, Grevilha de jardim, Resedá, Ipê branco do brejo, Unha de vaca do campo, Urucum, Aleluia, Guamirim, Cássia do nordeste, Cereja do rio grande, Caputuna preta, Ipê branco, Tabebuia rosea alba, Ipê amarelo cascudo, Jacarandá branco, Pata de vaca e Pitanga. É importante ressaltar que todas as mudas disponíveis são adequadas para arborização urbana.

      “Estamos felizes que hoje temos cerca de 50 mil mudas para doação no Viveiro Municipal”, ressalta o coordenador Toni Cláudio Andrade de Sousa, enfatizando o compromisso da Prefeitura de Hortolândia em promover a sustentabilidade e o paisagismo na cidade.

      O espaço oferece orientações técnicas sobre o plantio adequado das árvores. Como parte do Projeto de Arborização e Paisagismo, a meta da Prefeitura de Hortolândia é plantar cerca de 80 mil mudas em todas as regiões do município até 2024.

      Para adquirir as mudas e o adubo, os interessados devem comparecer ao local durante o horário de funcionamento, portando um comprovante de endereço, documento com foto e um recipiente adequado, como um saco ou balde. No mês de junho, mais de 173 pessoas foram atendidas no viveiro, resultando em um total de 3.160kg de adubo e 107 mudas distribuídas.

      O Viveiro Municipal funciona às quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 9h30 e das 13h às 16h. Vale ressaltar que as mudas disponíveis no projeto “Plantio Online” são retiradas exclusivamente do Viveiro.

      Para solicitar o plantio de mudas em calçadas, os moradores devem seguir o passo a passo abaixo:

      Acesse o site facil.hortolandia.sp.gov e faça o cadastro, sendo necessário ser morador de Hortolândia.

      No menu à esquerda, acesse a aba Meio Ambiente e clique em “Solicitar Serviço”.

      Selecione a opção “Plantio Gratuito de Muda na Calçada”.

      Indique se o local de plantio possui ou não rede da CPFL.

      Escolha uma das 22 espécies disponíveis, levando em consideração a presença ou ausência de fiação elétrica.

      Confirme o endereço e envie a solicitação.

      Aguarde o plantio, marcando o local na calçada conforme as orientações fornecidas.

      A iniciativa visa incentivar a participação da comunidade no cuidado com o meio ambiente e contribuir para a arborização urbana em Hortolândia.

      Guia de Arborização

      A Administração Municipal alerta a necessidade do plantio correto de mudas adequadas para áreas urbanas, o que minimiza desastres. O Guia de Arborização Urbana está disponível para moradores por meio deste link, de forma gratuita. O objetivo é orientar a população sobre quais espécies são adequadas para o plantio na cidade e como deve ser realizado esse plantio para que a árvore cresça de maneira saudável e segura com raízes fortificadas no solo.

      Requerimento de autorização para poda online

      Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a autorização da poda e do corte de árvores é solicitada por meio do site oficial da Administração Municipal no LINK. Após a autorização no site da Prefeitura e a realização do trabalho, para que o material orgânico podado, galhos e folhas, por exemplo, não fique espalhado nas calçadas, o morador deve contatar, por telefone, a Administração Regional de seu respectivo bairro para garantir a coleta gratuita do que restou deste material. Basta ligar em uma das cinco regionais (clique e veja os números dos telefones) e solicite a coleta.

      As informações são da Prefeitura de Hortolândia.
      Leia também:
      Leitores do ODC acham que culpa do BRT ser um fracasso é de Dario Saadi