Promessa de Camanha, Hospital Mário Gattinho já está em funcionamento em Campinas

·

·

·

Tags:

A Unidade Pediátrica Mário Gattinho inicia nessa terça-feira, 20 de dezembro, os atendimentos de urgência e emergência infantil a partir das 7h, na Avenida das Amoreiras 315. Com uma estrutura de 10 leitos de observação e isolamento e setor de radiologia, o funcionamento do pronto-socorro é a primeira etapa da implantação da unidade pediátrica, prevista para ser concluída em fevereiro.

O pronto-socorro infantil (PSI) do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti atende, em média, 200 pacientes pediátricos por dia. As crianças que estiverem em observação no PSI até às 7h, serão transferidas para a nova unidade ao longo do dia, por meio de ambulâncias, com a segurança necessária.

Para facilitar o acesso da população, a Emdec implantou, na primeira etapa, 45 vagas de estacionamento em 45 graus na Avenida Nestor Castanheira, uma via de baixo fluxo lateral à Avenida das Amoreiras. A Emdec estuda outras áreas no entorno para ampliar a oferta para atender ao fluxo de pessoas do Hospital Mário Gatti, do Hospital Pediátrico Mário Gattinho e da Escola e Faculdade de Tecnologia Senai “Roberto Mange”.

No pronto-socorro, está implantado um projeto de ambiência e humanização, que será estendido a toda a unidade pediátrica. São grandes painéis nas paredes com personagens, que buscam criar uma atmosfera acolhedora para ajudar a diminuir o estresse do ambiente hospitalar. Nos painéis foram pintadas figuras de filhotes de gato, cachorro, girafa, leão, pássaro, macaco e borboleta.

Nessa primeira etapa, o hospital municipal dará apoio à unidade pediátrica em exames, laboratório, cirurgias e internações. As próximas etapas serão a transferência, entre janeiro e fevereiro, dos leitos de UTI e enfermaria que estão instalados no quarto andar do Hospital Mário Gatti, e a implantação do centro cirúrgico, com duas salas, em meados de fevereiro. Todas essas áreas já estão em obras.

A unidade infantil terá 56 leitos, 13 a mais em relação à estrutura atual. Além dos 14 leitos de UTI, 15 de enfermaria, nove de retaguarda e dois de urgência que compõem a assistência hospitalar atual instalada no Mário Gatti, o Gattinho terá uma unidade de cuidados intermediários (UCI) com nove leitos, área para recuperação pós-anestésica (RPA), com quatro leitos, e mais três leitos-dia.

As obras para a implantação da unidade pediátrica estão ocorrendo dentro do contrato que a Rede Mário Gatti tem para serviços de manutenção predial preventiva e corretiva de suas unidades e com recursos de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC), assinado entre a Prefeitura e a construtora MRV Engenharia e Participações, no valor de R$ 2,06 milhões

Localização

O Mário Gattinho está instalado no prédio onde funcionou o Hospital Metropolitano e que foi requisitado administrativamente pela Prefeitura em março de 2021 para a instalação do Hospital Mário Gatti-Amoreiras, o que permitiu ampliar a estrutura hospitalar municipal para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

Durante os 14 meses de funcionamento, 1.750 pacientes foram internados em seus 15 leitos de UTI e 25 de enfermaria. O gripário, local destinado ao atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, chegou a atender 400 pacientes por dia.

Com a redução da necessidade de internação de pacientes adultos com síndromes respiratórias agudas graves, a unidade foi desativada no início de abril.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Dicas sobre o 13º salário ajudam empregados e empregadores